Salmo 39:9

Eu estou calado, não abrirei a minha boca, porque tu fizeste assim.

Comentário Barnes

Eu estou calado – Veja as notas no Salmo 39:2. Compare Isaías 53:7. O significado aqui é que ele não abriu a boca para reclamar; ele não falava de Deus como se tivesse agido de maneira rude ou injusta com ele.

não abrirei a minha boca – guardei silêncio total. Isso seria melhor traduzido:“Eu sou burro; Eu não vou abrir minha boca. ” O significado não é que ele tenha estado antes silencioso e sem reclamar, mas que agora foi silenciado, ou que sua mente agora estava calma, e que ele aquiesceu nas negociações da Providência Divina. O estado de espírito aqui, se deve ser observado, não é o que está descrito no Salmo 39:2. Lá ele se apresenta como mudo, ou como se contendo de dizer o que estava em sua mente, porque ele sentiu que isso faria mal, por encorajar os ímpios em suas visões de Deus e de seu governo; aqui ele diz que agora foi silenciado – ele concordou – ele não tinha disposição para dizer nada contra o governo de Deus. Ele ficou mudo, não por se restringir, mas porque não tinha nada a dizer.

porque tu fizeste assim – tu fizeste aquilo que era tão misterioso para mim; aquilo de que tanto me queixava; aquilo que me oprime de aflição e tristeza. Agora, para mim, é uma razão suficiente para silenciar todas as minhas reclamações, e produzir total aquiescência, que isso foi feito por ti. Esse fato é para mim prova suficiente de que é certo, sábio e bom; esse fato acalma minha mente. “A melhor prova de que tudo é certo e melhor é que é feito por Deus.” A mais perfeita calma e paz em problemas são produzidas, não quando confiamos em nossos próprios raciocínios, ou quando tentamos compreender e explicar um mistério, mas quando direcionamos nossos pensamentos simplesmente para o fato de que “Deus o fez”. Esta é a razão mais elevada que pode ser apresentada à mente humana, de que o que é feito é certo; isso eleva a mente acima do mistério do que é feito e deixa claro que deve ser feito; isso deixa as razões pelas quais isso é feito, onde eles deveriam ser deixados, com Deus. Essa consideração acalmará os sentimentos quando nada mais o faria, e disporá a mente, mesmo sob as mais profundas provações, à aquiescência e à paz. Eu vi este versículo gravado, com grande propriedade, em um belo monumento de mármore que havia sido erguido sobre uma sepultura onde jaziam três crianças que haviam sido repentinamente abatidas pela escarlatina. O que poderia ser mais adequado em tal julgamento do que tal texto? O que poderia expressar de maneira mais impressionante os verdadeiros sentimentos da piedade cristã – a calma submissão das almas redimidas – do que a disposição dos pais, assim enlutados, de registrar tal sentimento sobre o túmulo de seus filhos? [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 39:8 Salmo 39:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.