Salmo 44:26

Levanta-te para nosso socorro; e resgata-nos por tua bondade.

Levanta-te para nosso socorro – Margem, como em hebraico, “uma ajuda para nós”. Isto é, livra-nos de nossas calamidades e problemas atuais.

e resgata-nos – salve-nos; entregue-nos. Veja Salmos 25:22, nota; Salmos 31:5, nota; Isaías 1:27, nota; Isaías 52:3, nota.

por tua bondade – Por causa de tuas misericórdias. Isto é, para que tua misericórdia possa ser manifestada; ou que teu caráter, como um Deus de misericórdia, pode ser revelado. Não foi principalmente ou principalmente por conta própria que o salmista insistiu nessa oração; era para que o caráter de Deus fosse conhecido ou para que se visse que ele era um Ser misericordioso. A manifestação apropriada do caráter divino, como mostrar o que Deus é, é em si mesma de mais importância do que nossa salvação pessoal – pois o bem-estar do universo depende disso; e o mais alto fundamento de apelo e de esperança que podemos ter, como pecadores, quando nos apresentamos a ele, é que ele se glorifique em sua misericórdia. A isso podemos apelar e nisso podemos confiar. Quando isso é apresentado como um argumento para nossa salvação, e quando essa é a única base de nossa confiança, podemos ter certeza de que ele está pronto para nos ouvir e nos salvar. No Novo Testamento, ele nos contou como essa misericórdia foi manifestada e como pode ser posta à nossa disposição – a saber, por meio do Senhor Jesus, o grande Mediador; e, portanto, somos orientados a vir em seu nome, e fazer menção do que ele fez e sofreu para que a misericórdia divina possa ser consistentemente manifestada à humanidade. Desde o início do mundo – desde o tempo em que o homem apostatou de Deus – através de todas as dispensações, e em todas as épocas e terras, a única esperança dos homens para a salvação tem sido o fato de que Deus é um Ser misericordioso; o verdadeiro fundamento do apelo bem-sucedido a ele foi, é e sempre será, que seu próprio nome seja glorificado e honrado na salvação de pecadores perdidos e arruinados – nas demonstrações de sua misericórdia. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 44:25 Salmo 45:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.