1 João 1:7

Porém, se andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Comentário A. R. Fausset

Porém, se andamos na luz, como ele está na luz – Compare Efésios 5:8,11-14. “NÓS ANDAMOS”; “Deus está (essencialmente em Sua própria natureza como ‘a luz’, 1João 1:5) na luz.” ANDANDO na luz, o elemento no qual o próprio Deus é, constitui o teste de comunhão com Ele. Cristo, como nós, andou na luz (1João 2:6). Alford percebe, Andar na luz como Ele está na luz, não é mera imitação de Deus, mas uma identidade no elemento essencial de nossa caminhada diária com o elemento essencial do ser eterno de Deus.

temos comunhão uns com os outros – e, claro, com Deus (para ser entendido em 1João 1:6). Sem ter comunhão com Deus, não pode haver comunhão verdadeira e cristã uns com os outros (compare com 1João 1:3).

e – como resultado de “andar na luz, como Ele está na luz”.

o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado – contraído diariamente através da fraqueza pecaminosa da carne e do poder de Satanás e do mundo. Ele não está falando de justificação através de Seu sangue de uma vez por todas, mas da presente santificação (“purifica” está presente) que o crente, andando na luz e tendo comunhão com Deus e os santos, goza como Seu privilégio. Compare Jo 13:10, em grego: “Aquele que foi banhado, não precisa de a lavá-lo, mas está limpo todo o tempo.” Compare 1João 1:9, “purifica-nos de toda injustiça”, um passo além de “ perdoar-nos os nossos pecados”. O sangue de Cristo é o meio de limpeza, pelo qual gradualmente, já sendo justificados e em comunhão com Deus, nos tornamos limpos de todo pecado que prejudicaria nossa comunhão com Deus. A fé aplica a limpeza e purificação do sangue. Alguns manuscritos mais antigos omitem “Cristo”; outros o retêm. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de A. E. Brooke

“Andarmos na luz”, ou seja, o esforço consciente e contínuo para viver uma vida em conformidade com a revelação de Deus, que é “luz”, especialmente porque essa revelação foi feita final e completamente em Jesus Cristo, é a condição necessária para a comunhão. Onde esta condição é cumprida, a comunhão é real. To claim it is no lie. Comp. “Os justos… viverão em bondade e retidão, e andarão na luz eterna” (Livro de Enoque xcii. 4).

ele está [αὐτός ἐστιν] O contraste é significativo. Os homens “andam” na luz, Deus “está” nela. Findlay, pp. 100-102.

uns com os outros [μετʼ ἀλλήλων] A estrita antítese do versículo 6, “se reivindicarmos comunhão com Deus, embora nossa conduta não corresponda à reivindicação, mentimos”, seria naturalmente, “se andarmos na luz, podemos reivindicar comunhão com Deus”. Isso levou à alteração de ἀλλήλων em alguns textos, sendo substituído por αὐτοῦ ou cum Deo. Essas leituras são claramente tentativas de simplificação. O escritor segue seu costume habitual. Em vez de se contentar com uma antítese exata, ele leva o pensamento um passo adiante. A comunhão entre os cristãos “mostra a realidade daquela vida espiritual mais ampla que é a vida em Deus” (Westcott). Baseia-se na comunhão com Deus e é a realização ativa dessa comunhão. À medida que os cristãos entram em plena comunhão uns com os outros, mais plenamente eles passam a viver a vida “em Deus” na qual nasceram de novo. μετʼ ἀλλήλων não pode significar “nós com Deus e Deus conosco” (Ew de agosto etc.), nem pode significar que compartilhamos uns com os outros a habitação divina (Karl), embora a comunhão mútua seja o primeiro passo no caminho o que leva a isso.

e [καί] E onde o esforço para “andar na luz” é realizado (depende do exercício da vontade do homem se o esforço é feito ou não), a remoção do pecado, que impede a comunhão com Deus, é possível em consequência de o que o Filho de Deus ganhou para os homens por Sua vida humana, cujo poder foi libertado pela morte para se tornar disponível para todos os homens.

o sangue… [τὸ αἷμα …] Como Westcott apontou, o significado de “sangue” no pensamento judaico é mais claramente expresso em Levítico 17:11. O sangue “expia” através da vida que se diz estar “no” sangue. O poder da vida de Cristo, entregue livremente a Deus, durante toda a sua vida e em sua morte, e liberado pela morte para um serviço [a Deus] mais amplo do que era possível sob as limitações de uma vida humana na Palestina em uma data definida, é efetivo para a purificação ( καθαρίζει) gradual do pecado naqueles que procuram realizar sua união com Deus Nele. O uso de καθαρίζει determina o sentido de ser a purificação do pecado em vez do cancelamento da culpa. Como a limpeza ritual era a condição de aproximação a Deus sob o sistema sacrificial judaico, o “sangue” de Cristo limpa a consciência dos homens para o serviço e comunhão de Deus.

de Jesus, seu Filho [Ἰησοῦ τοῦ υἱοῦ αὐτοῦ] compare com 4:15, 5:5; Hebreus 4:14 (ἀρχιερέαμέγαν… Ἰησοῦν τὸν υἱὸν τοῦ θεοῦ). Como homem, Ele adquiriu o poder de ajudar os homens. Como Filho de Deus, Sua ajuda é eficaz.

purifica [καθαρίζει] Nos sinópticos, a palavra é usada especialmente para a purificação da lepra (veja também seu uso em Mateus 23:26, τὸ ἐντός: Lucas 11:39, τὸ ἔξωθεν). No Quarto Evangelho isso não ocorre, mas o adjetivo καθαρός é encontrado nos Discursos do Cenáculo (13:10, 11, 15:3). Em Atos é usado no sentido de “declarar limpo” (5:15, 11:9), e também (15:9) com τὰς καρδίας: compare com 2Coríntios 7:1; Efésios 5:26; Tito 2:14; Hebreus 9:14, Hebreus 9:22, Hebreus 9:23, Hebreus 9:10:2; Teste. Esfregar. 4:8. Na Septuaginta, é encontrado como o equivalente de טהר e הקה nos sentidos (1) limpar, (2) declarar limpo. O tempo presente pode apontar para o νίψασθαι, do qual até ὁ λελουμένος tem necessidade frequente em sua caminhada por um mundo sujo (João 13:10).

todo pecado [πάσης ἁμαρτίας] Pecado em todas as suas formas e manifestações; Mateus 12:31. compare com Tiago 1:2, πᾶσα χαρά: Efésios 1:8, πᾶσασοφία: e para o singular, 1João 3:4, 1João 3:8, 1João 3:9. O escritor aparentemente está pensando no pecado como um poder ativo, mostrando-se em muitas formas, ao invés de atos específicos de pecado. A interpretação de Weiss de “todos os pecados”, ou seja, não apenas do período pré-cristão da vida de uma pessoa, mas também daqueles cometidos no curso da vida cristã, exigiria o plural. Mas, no sentido geral, é correto e enfatiza corretamente πάσης, pecado em qualquer forma que possa se manifestar. A limitação de Karl do significado aos pecados cometidos antes que se tornassem cristãos (“d. h. von der vor dem Christentum begingenen”) não é justificada pelas palavras usadas pelo escritor. E a razão sugerida, que os pecados “pós-cristãos” requerem também intercessão (Johannische Studien, pp. 18, 82), é um exemplo curioso da perversão de um princípio excelente, o de interpretar a Epístola com a ajuda da própria Epístola. [Brooke, 1912]

< 1 João 1:6 1 João 1:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.