1 Timóteo 1:9

pois sabemos isto: que a Lei não foi feita para o justo, mas sim, para os injustos e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os irreligiosos e profanos, para os matadores dos pais e das mães, para os homicidas,

Comentário A. R. Fausset

que a Lei não foi feita para o justo – não para alguém que permanece pela fé na justiça de Cristo, colocando-o para justificação, e transmitido interiormente pelo Espírito para santificação. “Um não forensicamente passível de lei” (Alford). Para a santificação, a lei não dá poder interior para cumpri-la; mas Alford vai longe demais ao falar do homem justo como “não necessitando moralmente da lei”. Sem dúvida, na medida em que ele é interiormente guiado pelo Espírito, o homem justificado não precisa da lei, que é apenas uma regra exterior (Romanos 6 :14; Gálatas 5:18, Gálatas 5:23). Mas como o homem justificado muitas vezes não se entrega totalmente à direção interior do Espírito, ele precisa moralmente da lei exterior para mostrar-lhe seu pecado e as exigências de Deus. A razão pela qual os dez mandamentos não têm poder para condenar o cristão, não é que eles não têm autoridade sobre ele, mas porque Cristo os cumpriu como nossa garantia (Romanos 10:4).

insubordinados – grego, “não sujeito”; insubordinado; é traduzido “indisciplinado”, Tito 1:6, Tito 1:10; “Sem lei e desobediente” referem-se a opositores da lei, para quem é “promulgada” (assim, o grego, para “é feito”).

ímpios e pecadores – grego, aquele que não reverencia a Deus, e aquele que peca abertamente contra ele; os opositores de Deus, da lei vem.

irreligiosos e profanos – aqueles interiormente impuros e aqueles que merecem exclusão da participação externa nos serviços do santuário; pecadores contra o terceiro e quarto mandamentos.

matadores dos pais e das mães – ou, como o grego pode significar, “feridores” de pais e… mães; pecadores contra o quinto mandamento.

 homicidas – pecadores contra o sexto mandamento. [Fausset, aguardando revisão]

< 1 Timóteo 1:8 1 Timóteo 1:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.