Apocalipse 22:17

E o Espírito e a noiva dizem: Vem! E quem o ouve, diga: Vem! E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Comentário A. R. Fausset

Resposta da Igreja espiritual e de João às palavras de Cristo (Apocalipse 22:7,12,16).

o Espírito – nas igrejas e nos profetas.

a noiva – não é chamada de “esposa” aqui, já que esse título se aplica a ela apenas quando o número completo que constitui a Igreja tiver sido completado. O convite, “Vem”, só vale enquanto a Igreja ainda é uma noiva prometida, e não a esposa realmente casada. No entanto, “Vem” pode ser mais a oração do Espírito na Igreja e nos crentes em resposta ao “Eu venho sem demora” de Cristo, clamando, Mesmo assim, “Vem” (Apocalipse 22:7, 12); Apocalipse 22:20 confirma essa visão. Toda a questão da sua salvação depende disso, que você seja capaz de ouvir com alegria o anúncio de Cristo, “Eu venho”, e responder: “Vem” [Bengel]. Vem para glorificar plenamente a Tua noiva.

E quem o ouve – ou seja, aquele que ouve o Espírito e a Noiva dizendo ao Senhor Jesus: “Vem”, junte-se à Noiva como um verdadeiro crente, torne-se parte dela e diga a Jesus com ela: “Vem”. Em “ouve” significa “obedece”; pois até que alguém tenha obedecido ao chamado do Evangelho, ele não pode orar a Jesus “Vem”; assim “ouvir” é usado, Apocalipse 1:3; João 10:16. Que aquele que ouve e obedece a voz de Jesus (Apocalipse 22:16; Apocalipse 1:3) junte-se à oração “Vem”. Compare com Apocalipse 6:1, 10; veja em Apocalipse 6:1. Na outra visão, que faz de “Vem” um convite aos pecadores, esta sentença exorta aqueles que ouvem salvadoramente o convite a dirigir o mesmo aos outros, como André e Felipe fizeram depois de terem ouvido e obedecido o convite de Jesus, “Vem”.

E quem tem sede, venha. Como a Noiva, a Igreja, ora a Jesus: “Vem”, ela exorta todos aqueles que têm sede de participação na plena manifestação da glória da redenção em Sua vinda a nós, para que VENHAM e bebam das águas vivas, que são o sinal antecipado da “água da vida pura como cristal … do trono de Deus do Cordeiro” (Apocalipse 22:1) no céu e na terra regenerados.

E – assim o siríaco. Mas A, B, Vulgata e Copta omitem “e”.

quem quiser – isto é, está disposto e desejoso. Há um clímax descendente; Que aquele que ouve efetivamente e salvadoramente a voz de Cristo, ore individualmente, como a Noiva, a Igreja, faz coletivamente, “Vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20). Que aquele que, embora ainda não tenha ouvido efetivamente para salvação, e assim ainda não seja capaz de se juntar à oração, “Senhor Jesus, vem”, ainda tem sede disso, venha a Cristo. Quem quer que esteja disposto, embora seus desejos ainda não correspondam a um desejo positivo, que tome livremente a água da vida, isto é, gratuitamente. [Fausset, 1866]

< Apocalipse 22:16 Apocalipse 22:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.