Colossenses 1:10

para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;

Comentário A. R. Fausset

para que possais andar – O verdadeiro conhecimento da vontade de Deus é inseparável de andar de acordo com ela.

dignamente diante do Senhor – (Efésios 4:1).

frutificando – grego, “dando fruto”. Esta é a primeira manifestação de sua “caminhada digna do Senhor”. A segunda é, “aumentando (crescendo) no conhecimento de Deus (ou como os manuscritos mais antigos trazem, o pleno conhecimento de Deus ‘)”; assim, como se dizia que a palavra do Evangelho (Colossenses 1:6) “gerava frutos” e “crescia” em todo o mundo, assim como acontecia nos colossenses, desde o dia em que conheceram a graça de Deus, então aqui é a oração de Paulo que eles possam continuar a “produzir frutos”, e “crescer” cada vez mais pelo pleno conhecimento de Deus, quanto mais esse “conhecimento” (Colossenses 1:9) lhes for transmitido. O pleno conhecimento de Deus é o verdadeiro instrumento de ampliação na alma e da vida do crente (Alford). A terceira manifestação de sua caminhada é (Colossenses 1:11), “sendo fortalecidos com todo o poder”, etc. O quarto é (Colossenses 1:12), “Dando graças ao Pai”, etc. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

andar dignamente diante do Senhor. ‘O fim de todo conhecimento, diria o Apóstolo, é a conduta’ (Lightfoot). O verbo andar, frequentemente usado no Novo Testamento de um curso de vida, um modo de conduta, tem sua origem na Septuaginta, onde representa o Heb. halak, literalmente andar, metaph. viver. É acoplado dignamente também em 1 Tessalonicenses 2:12, ‘dignamente de Deus’, e Efésios 4:1, ‘dignamente de seu chamado’. Em Filipenses 1:27, escrevendo à Igreja em uma colônia romana onde reivindicava seus direitos como cidadão romano, Paulo substitui a metáfora da cidadania, ‘comporte-se como cidadão digno do evangelho de Cristo’. A metáfora de uma caminhada representa a vida cristã como um curso de ação individual; a metáfora da cidadania sugere antes a ideia de relações sociais. A frase em 1Tessalonicenses 2:12 pode apontar para o Senhor aqui como se referindo a Deus; mas ‘o Senhor’ nas epístolas de Paulo é quase invariavelmente Cristo. Nesse caso, podemos reconhecer na palavra espiritual na cláusula anterior uma referência ao Espírito Santo e ver uma sequência trinitária a vontade do Pai, a orientação do Espírito, o exemplo do Filho. “O espírito do Senhor” em Isaías 11:2 é descrito como “o espírito de sabedoria e entendimento”; e as duas palavras gregas na Septuaginta são sophia e synesis da presente passagem.

agradando-lhe em tudo. O substantivo grego traduzido como ‘agradável’ ocorre apenas aqui no Novo Testamento. Já foi considerado como tendo uma conotação ruim (ou seja, obsequiosidade) mais tarde como no grego clássico, mas a evidência dos papiros e de Filo prova que tinha o sentido de dar satisfação honesta ou ganhar aprovação merecida, e era freqüentemente usado para buscar ou merecendo aprovação divina, mesmo sem qualquer menção distinta de Deus ou dos deuses. A palavra significa mais do que o simples fato de dar prazer; significa procurar agradar. Na maioria dos casos, conota também a ideia de serviço no interesse dos outros, uma ideia frequente nas cartas em papiro e nas inscrições monumentais, embora a ideia seja mais de serviço cívico ou espírito público do que devoção pessoal a um amigo ou líder. Veja a nota sobre ‘bem-agradável’ em 3:20.

frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. Esta divisão dos dois particípios em King James e no R.V. [King James, Versão Revisada] dá uma antítese satisfatória, dando frutos no serviço, ganhando terreno no conhecimento’. Mas na ordem do grego há um paralelismo sugestivo entre os resultados de ser “cheio do conhecimento de sua vontade”. Este conhecimento deve resultar em discernimento, serviço e força: (1) em toda sabedoria… andar dignamente… para agradar a todos’, (2) ‘em toda boa obra… dando fruto e crescendo… .no (através) do conhecimento de Deus’, (3) em toda força… fortalecido… até toda perseverança’ &c. É duvidoso, portanto, que os dois particípios devam ser separados e anexados, respectivamente, ao trabalho e ao conhecimento. A vida de boas obras é tanto uma colheita quanto um crescimento; a árvore dá fruto e continua crescendo. O texto é incerto. A leitura mais bem sustentada não tem conhecimento prévio, mas o simples dativo instrumental, ‘através do conhecimento de Deus’, esse conhecimento sendo assim considerado como a influência divina pela qual os frutos são produzidos e o crescimento da própria vida fomentado. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:9 Colossenses 1:11 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.