Colossenses 1:9

Por isso também, desde o dia que o ouvimos, não paramos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espiritual;

Comentário A. R. Fausset

o ouvimos – (Colossenses 1:4).

orar – Aqui ele declara o que em particular ele ora; como em Colossenses 1:3 ele declarou geralmente o fato de estar orando por eles.

sejais cheios – em vez disso, “sejam completos”; um verbo, frequentemente encontrado nesta epístola (Colossenses 4:12,17).

conhecimento – grego, “conhecimento completo e preciso”. Semelhante ao grego para “conhecestes” (ver em Colossenses 1:6). Ser cheio do conhecimento de Deus não algo exclusivo para um número restrito de pessoas, como os romanistas ensinam e exemplificado através da separação entre clero e leigos, mas próprio de todos os crentes.

da sua vontade – como você deve andar (Efésios 5:17); bem como principalmente aquele “mistério da sua vontade, conforme o seu bom prazer, que propôs nele, para a administração do cumprimento dos tempos, isto é, voltar a reunir todas as coisas em Cristo” (Efésios 1:9-10); a vontade de Deus, pela qual Ele se propôs eternamente a se reconciliar consigo mesmo e a salvar os homens por Cristo, não pelos anjos, como os falsos mestres ensinavam em algum grau (Colossenses 2:18) (Estius). Parece ter havido falta de conhecimento entre os colossenses; não obstante suas excelências gerais; portanto, ele frequentemente se debruça sobre esse assunto (Colossenses 1:282:2,33:10,134:5,6).

sabedoria – frequentemente mencionada nesta epístola, em oposição à (falsa) “filosofia” e “demonstração de sabedoria” (Colossenses 2:823; compare com Efésios 1:8).

entendimento – sagacidade para discernir o que em cada ocasião é adequado ao lugar e ao tempo; sua sede é “o entendimento” ou intelecto; a sabedoria é mais geral e tem a sua sede em toda a extensão das faculdades da alma (Bengel). “Você saberia que os assuntos da palavra de Cristo são reais? Então, nunca os leia por mero conhecimento” (Citado por Gaussen). O conhecimento é desejável apenas quando temperado por “compreensão espiritual”. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

Por isso. Como em Efésios 1:15, a frase remete a todo o parágrafo anterior. Ação de Graças leva à intercessão. O progresso espiritual não é um desempenho humano, mas um processo divino; seu resultado adequado não é o orgulho, mas a oração. Além disso, a experiência do Apóstolo já lhe ensinou que a etapa evangelística do trabalho missionário cristão deve passar para a pastoral, uma experiência repetida em todos os campos missionários modernos. “É muito mais fácil evangelizar do que cristianizar” (Burton, The Call of the Pacific, p. 96).

[nós]. Não (1) ‘nós, assim como Epafras’; há uma imagem vívida de suas orações pelos colossenses em 4:12, mas até agora ele só foi mencionado como relatando seu progresso; mas (2) ‘nós da nossa parte’, em resposta à notícia de seu progresso. (3) A posição de também’ no grego, ligada enfaticamente a ‘nós’, proíbe que seja tomada como introdução à intercessão, ‘não apenas agradecer a Deus, mas também orar’.

orar por vós, e de pedir. Esta renderização e pontuação do R.V. [King James, Versão Revisada] dá a ambas as palavras a mesma construção e valor. A King James para orar por você e desejar’ sugere mais claramente a distinção entre a oração geral em favor deles e as petições particulares que se seguem.

As orações nas epístolas de Paulo têm uma unidade própria, mas é a unidade da coerência espiritual e não da composição literária. O pensamento leva ao pensamento, e a oração termina longe de seu início. Assemelha-se ao fluxo de petição das liturgias gregas, em vez das antíteses bem definidas e da estrutura equilibrada de uma coleta latina. É capaz de análise lógica, e a análise é instrutiva e útil desde que não seja lida na mente do apóstolo. Quatro petições distintas podem ser vistas nesta oração pelo progresso espiritual dos colossenses: progresso no conhecimento, no serviço, na força, na ação de graças. No entanto, a oração não é uma mera combinação de petições independentes; eles representam uma seqüência de etapas em andamento. O conhecimento é para emitir em serviço; a força é a recompensa do serviço: a ação de graças é a coroa de toda a experiência. Os três passos assim coroados correspondem aos três elementos da vida cristã, credo, conduta, caráter. O credo determina a conduta, e a conduta desenvolve o caráter.

do conhecimento da sua vontade. O pronome ‘seu’ refere-se obviamente a Deus, cujo nome está implícito na própria ideia de oração. Das 45 ocorrências do substantivo ‘conhecimento’ no Novo Testamento grego, uma (Efésios 3:4) é a palavra traduzida como ‘entendimento’ neste versículo; em 28 casos a palavra é o substantivo simples gnosis; em 16 é a epignose composta, e é esta palavra que é usada aqui e em 3:10. Até recentemente, a maioria dos comentaristas interpretava a epignose como um tipo de conhecimento mais completo e perfeito. Lightfoot observa neste versículo que na Septuaginta e no Novo Testamento a epignose é ‘usada especialmente para o conhecimento de Deus e de Cristo, como sendo a perfeição do conhecimento’. Mas a exaustiva discussão da palavra pelo Dr. Armitage Robinson (Epístola aos Efésios, pp. 248-54) conclui com o julgamento de que ‘gnose é a palavra mais ampla e expressa “conhecimento” no sentido mais amplo: epignose é conhecimento dirigido para um objeto particular, percebendo, discernindo, reconhecendo: mas não é conhecimento em abstrato: isso é gnose’. Este julgamento é confirmado pelo uso das duas palavras nesta epístola. Gnose é a palavra em 2:3, ‘em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento’. Nos três casos em que se usa a epignose, 1:9, 10 e 3:10, a referência é ao reconhecimento prático da verdade divina. O conhecimento aqui em questão é o conhecimento não meramente da natureza, mas da vontade de Deus. Na filosofia religiosa indiana e em sua moderna teosofia filha, o objetivo último do pensamento é o mistério do ser divino; na fé cristã é a revelação do propósito divino para a vida humana. O que Paulo deseja para os colossenses não é satisfação intelectual, mas discernimento espiritual, não a solução de problemas metafísicos, mas o reconhecimento de princípios morais, e aqueles vistos em sua origem e caráter como a expressão de uma vontade pessoal.

Esse conhecimento é então analisado. Assume a forma de sabedoria espiritual e compreensão espiritual. Sabedoria (Grego sophia) é a forma mais elevada de conhecimento, discernimento sobre a verdade primária e absoluta, compare com Efésios 1:17, onde está associada à revelação (Grego apocalypsis). Na passagem paralela de Efésios 1:8, a sabedoria é combinada com a prudência (Grego phronesis); aqui com compreensão (Grego synesis). Aristóteles os define como aplicações da sabedoria aos detalhes da vida. ‘Enquanto a sinesis é crítica, a phronesis é prática; enquanto a sinesis apreende os rumos das coisas, a phronesis sugere linhas de ação – então Lightfoot parafraseia a distinção de Aristóteles entre as duas. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:8 Colossenses 1:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.