Colossenses 1:8

Ele também nos declarou o vosso amor no Espírito.

Comentário A. R. Fausset

vosso amor – (Colossenses 1:4); “para com todos os santos”.

no Espírito – a esfera ou elemento em que só amor verdadeiro é encontrado; como distinto do estado daqueles “na carne” (Romanos 8:9). No entanto, mesmo eles precisavam ser estimulados a um amor maior (Colossenses 3:12-14). O amor é o primeiro e principal fruto do Espírito (Gálatas 5:22). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

vosso amor. Os comentaristas têm insistido em reduzir esse amor a uma das três alternativas: (1) amor por Deus, (2) amor por todos os santos, (3) amor por Paulo. Se Paulo se referisse apenas ao primeiro ou ao terceiro, certamente teria acrescentado as poucas palavras necessárias para tornar claro seu significado. A segunda é a mais provável, se tivermos que escolher. Mas é melhor tomar este amor no sentido mais amplo, como a graça central da tríade cristã, fruto da fé e fonte da esperança. Não há necessidade de distinguir, muito menos de separar, seus objetos. Paulo e os santos em Colossos e em outros lugares encontrariam um lugar nos corações em que o primeiro lugar foi dado a Deus.

no Espírito. O texto grego tem a preposição ‘em’, mas nenhum artigo definido, mas a ausência do artigo não é conclusiva contra a tradução da R.V. [King James, Versão Revisada] Em 2:5 ‘o espírito’ é contrastado com ‘a carne’; ausente na carne, Paulo está presente em Colossos em espírito. Crisóstomo tem o mesmo significado aqui; os colossenses tinham demonstrado profunda afeição em espírito pelo apóstolo que nunca tinham visto na carne. Mas qualquer ideia desse contraste é estranha ou forçada no presente contexto. A referência é quase certamente ao Espírito Santo. É a única menção do Espírito Santo nesta epístola. A atenção do Apóstolo está concentrada pela crise em Colossos sobre a supremacia e centralidade do Filho de Deus. Mas qualquer inferência daí de que o Espírito estava ocupando pouco lugar em sua teologia ou em seus pensamentos neste momento é descartada pela frequência e variedade de suas referências ao Espírito na epístola contemporânea aos Efésios. Gentios e judeus igualmente têm acesso a Deus em um Espírito’, Efésios 2:18. Nas outras quatro passagens, a frase grega é idêntica à frase do presente versículo. Os gentios estão sendo edificados em uma habitação de Deus ‘no Espírito’, 2:22. “O segredo do Cristo” foi agora revelado aos apóstolos e profetas ‘no Espírito’, 3:5. Os cristãos devem encontrar a plenitude da experiência não no vinho, mas ‘no Espírito’, 5:18. Eles devem orar em todas as épocas ‘no Espírito’, 6:18. Mesmo nesta epístola há referências virtuais à operação do Espírito na sabedoria e entendimento espiritual’ de 1:9 e os ‘cânticos espirituais de 3:16.

Na presente passagem, o Espírito Santo é considerado o inspirador da nova graça do amor cristão. compare com Gálatas 5:22, onde o amor é a primeira das graças que são ‘o fruto do Espírito’; Romanos 5:5, onde o amor de Deus é ‘derramado em nossos corações pelo Espírito Santo’; Romanos 15:30, onde Paulo implora pelas orações de seus leitores ‘por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito’, ou seja, o amor mútuo dos cristãos que nasce da presença do Espírito em seus corações; 2Coríntios 6:6, onde entre as marcas de um ministério fiel a frase “no Espírito Santo” é seguida imediatamente por “em amor não fingido”. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:7 Colossenses 1:9 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.