Colossenses 1:6

que já chegou a vós, como também em todo o mundo; e vai frutificando e crescendo assim como entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade.

Comentário A. R. Fausset

que já chegou a vós – grego, “que está presente entre vocês”, isto é, que chegou e permanece com vós. Paulo fala da palavra como uma pessoa viva presente entre eles.

como também em todo o mundo – virtualmente, como já era nessa época pregado nas partes principais do mundo então conhecido; potencialmente, como o mandamento de Cristo era que o Evangelho fosse pregado a todas as nações, e não fosse limitado, como a lei era, aos judeus (Mateus 13:3824:1428:19)

e conhecestes – em vez disso, “viestes a conhecer”; tornaram-se totalmente experimentalmente familiarizados com.

a graça de Deus em verdade – isto é, em sua verdade e com verdadeiro conhecimento (Alford). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

que já chegou a vós. O ponto e vírgula do R.V. [King James, Versão Revisada] depois dessas palavras faz uma quebra muito acentuada. Não haveria razão para Paulo enfatizar o fato óbvio de que o Evangelho havia chegado a Colossos. O que ele está enfatizando é o fato de que a chegada do Evangelho em Colossos foi parte de um movimento mundial.

como também em todo o mundo. Compare com Colossenses 1:23, 1Tessalonicenses 1:8. A digressão marca a visão católica de uma alma missionária. Pode ser (1) uma sugestão de advertência contra os interesses mesquinhos de uma complacência egocêntrica, embora seu amor por todos os santos pareça descartar essa ideia, ou (2) uma nota de encorajamento para seus leitores, lembrando-os de que o Evangelho está vencendo ao longo de toda a linha, ou (3) uma expressão da própria gratidão do apóstolo quando do centro do Império ele examina o progresso do Evangelho, ou (4) um contraste entre a catolicidade do verdadeiro Evangelho e o caráter meramente local dos falsos evangelhos.

A frase em todo o mundo não era exagero retórico. Havia, sem dúvida, muitas cidades e vilas ainda intocadas pelo Evangelho, mesmo nas províncias já evangelizadas. Mas o Evangelho já havia sido pregado na maioria das províncias do Império, ou seja, Palestina, Síria, Cilícia, Galácia, Frígia, Ásia, Ponto, Bitínia, Macedônia, Acaia, Itália. É provável que o Egito, a Gália e a África também tenham sido visitados por apóstolos ou evangelistas. Os Atos dos Apóstolos são praticamente os Atos de Pedro e Paulo. Não podemos inferir dos Atos que os outros apóstolos ficaram em casa. Em todo caso, a cadeia de postos avançados cristãos alcançava de leste a oeste. ‘Todo o mundo’ é uma afirmação verdadeira no sentido de cada quarto do Império. “A Igreja, é verdade, só foi estabelecida em alguns centros e abrangeu no máximo vários milhares de adeptos; mas estes eram representativos da raça humana em todas as suas principais divisões. O experimento pelo qual o próprio Paulo foi o principal responsável tinha O Cristianismo havia avançado sua pretensão de ser uma religião para toda a humanidade, e toda a humanidade agora a aceitava potencialmente’ (Scott, Apologetic of the Novo Testamento p. 184).

frutificando e crescendo. Lightfoot aponta que dar frutos indica a ‘energia inerente’ e ‘funcionamento interno’ do Evangelho, enquanto o aumento indica seu ‘crescimento externo’ e ‘extensão externa’. A fé cristã era tanto uma força transformadora quanto um fogo ambulante. Estava mudando a vida, bem como cobrindo a face do Império. As duas palavras lembram as duas parábolas do fermento e do grão de mostarda – a influência da fé cristã e o aumento da comunhão cristã. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:5 Colossenses 1:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.