Deuteronômio 32:22

Porque um fogo se acendeu em meu furor, e arderá até as profundezas do Xeol; e consumirá a terra e seus frutos, e abrasará os fundamentos dos montes.

Comentário de Keil e Delitzsch

Em Deuteronômio 32:22, a determinação do Senhor com relação à geração infiel é explicada pela ameaça de que a ira do Senhor que se acendeu contra essa falta de fé incendiaria o mundo inteiro até o inferno mais baixo. Podemos ver como o conteúdo deste versículo está longe de favorecer a conclusão de que “não povo” significa uma horda bárbara e desumana, da dificuldade que os partidários deste ponto de vista haviam encontrado em lidar com a palavra כּי. Ewald o torna doch (ainda), em total desrespeito aos usos da língua; e Venema, certe, profecto (certamente); enquanto Kamphausen supõe que ele seja usado de uma maneira um tanto descuidada. O conteúdo de Deuteronômio 32:22, que é introduzido com כּי, não se harmoniza de forma alguma com o pensamento: “Enviarei uma horda bárbara e desumana”; enquanto o anúncio de um julgamento que incendeia o mundo inteiro pode formar uma explicação muito adequada do pensamento, que o Senhor excitaria Israel infiel a ciúmes por um “não povo”. Este julgamento, por exemplo, tornaria manifesta a inutilidade dos ídolos e a onipotência do Deus de Israel em toda a Terra, e levaria as nações a buscar refúgio e salvação com o Deus vivo; e, como aprendemos da história do Reino de Deus, e das alusões do Apóstolo Paulo a este mistério dos conselhos divinos, os próprios pagãos seriam os primeiros a fazê-lo quando vissem todo seu poder e glória caindo em ruínas, e depois os israelitas, quando vissem que Deus havia tomado o reino deles e levantado os pagãos que se converteram a Ele para serem Seu povo. O fogo no nariz do Senhor é uma descrição figurativa da ira ardente e dos ciúmes (vid., Deuteronômio 29:19). O fogo não significa realmente nada mais do que Seu ciúme, Sua energia vital e, em certo sentido, Sua respiração; portanto, arde naturalmente no nariz (vid., Salmo 18:9). Neste sentido, o Senhor como “um Deus ciumento” é um fogo consumidor (vid., Deuteronômio 4:24, e a exposição de Êxodo 3:2). Este fogo arde até o inferno inferior. O inferno inferior, ou seja, a região mais baixa do sheol, ou as regiões inferiores, formam o contraste mais forte com o céu; embora não possamos deduzir nenhuma conclusão doutrinária definitiva da expressão quanto à existência de mais infernos do que um. Este fogo “consome a terra com seu aumento”, ou seja, todas as suas produções vegetais, e põe em chamas as fundações das montanhas. Esta descrição não é um quadro hiperbólico do juízo que deveria cair somente sobre as crianças de Israel (Kamphausen, Aben-Ezra, etc.); pois é um erro supor que o juízo predito afetou somente a nação israelita. O pensamento é enfraquecido pela suposição de que a linguagem é hiperbólica. As palavras não se destinam a predizer um julgamento penal em particular, mas se referem ao julgamento em sua totalidade e universalidade, como realizado no decorrer dos séculos em diferentes julgamentos sobre as nações, e apenas para ser completamente cumprido no fim do mundo. “Calvino tem razão, portanto, quando diz: “Como a indignação e a ira de Deus seguem Seus inimigos até o inferno, até as chamas eternas e torturas infernais, assim eles devoram suas terras com seus produtos, e queimam os alicerces das montanhas;… não há necessidade, portanto, de imaginar que haja qualquer hipérbole nas palavras, ‘até o inferno inferior'”. Este julgamento é então retratado em Deuteronômio 32:23-33 como se descarregaria sobre Israel rebelde. [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< Deuteronômio 32:21 Deuteronômio 32:23 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.