Deuteronômio 8:3

E te afligiu, e te fez ter fome, e te sustentou com maná, comida que não conhecias tu, nem teus pais a conheciam; para fazer-te saber que o homem não viverá de só pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.

Comentário de Keil e Delitzsch

A humilhação no deserto consistiu não apenas no fato de que Deus deixou o povo passar fome, ou seja, estar à míngua de pão e de sua comida comum, mas também no fato de que Ele os alimentou com maná, que era desconhecido para eles e seus pais (compare com Êxodo 16:16.). Alimentar-se com maná é chamado de humilhação, na medida em que Deus pretendia mostrar ao povo através deste alimento, que antes era totalmente desconhecido para eles, que o homem não vive apenas de pão, que o poder de sustentar a vida não repousa apenas sobre o pão (Isaías 38:16; Gênesis 27:40), ou pertence simplesmente a ele, mas a tudo o que sai da boca de Jeová. O que “sai da boca de Jeová” não é a palavra da lei, como supõem os Rabinos, mas, como a palavra כּל (todos, todos) mostra, “a palavra” geralmente, a vontade revelada de Deus de preservar a vida do homem de qualquer maneira (Schultz): daí todos os meios concebidos e designados pelo Senhor para o sustento da vida. Neste sentido, Cristo cita estas palavras em resposta ao tentador (Mateus 4:4), não para dizer-lhe: O Messias vive não apenas pelo pão (material), mas pelo cumprimento da vontade de Deus (Usteri, Ullmann), ou pela confiança na palavra sustentadora de Deus (Olshausen); mas que Ele deixou a Deus o cuidado com o sustento de Sua vida, pois Deus poderia sustentar Sua vida de formas extraordinárias, mesmo sem os suprimentos comuns de alimento, pelo poder de Sua palavra e vontade onipotente. [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< Deuteronômio 8:2 Deuteronômio 8:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.