Deuteronômio 9:11

E foi ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, que o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas do pacto.

Comentário de Keil e Delitzsch

(9-19) Quando Moisés subiu a montanha, e ali ficou por quarenta dias, inteiramente ocupado com as coisas mais sagradas, para que não comesse nem bebesse, tendo subido para receber as mesas da lei, sobre as quais estavam escritas as palavras com o dedo de Deus, assim como o Senhor as tinha falado diretamente ao povo, fora do meio do fogo, – numa época, portanto, em que os israelitas também deveriam ter meditado profundamente nas palavras do Senhor que tinham acabado de ouvir, – eles agiram de forma tão corrupta, que se afastaram imediatamente da maneira que havia sido apontada, e se fizeram uma imagem derretida (comp. Exodo 31:18-32:6, com chs. Deuteronômio 24:12-31:17). “O dia da assembléia”, ou seja, o dia em que Moisés reuniu o povo diante de Deus (Deuteronômio 4,10), chamando-os para fora do campo, e levando-os ao Senhor aos pés do Sinai (Êxodo 19,17). A construção da frase é esta: a apodose a “quando eu subi” começa com “o Senhor me entregou”, em Deuteronômio 9:10; e a cláusula “então eu moro”, etc., em Deuteronômio 9:9, é um parêntese. – As palavras de Deus em Deuteronômio 9:12-14 são tomadas quase palavra por palavra do Êxodo 32:7-10. הרף (Deuteronômio 9:14), o Hifil imperativo de רפה, desista de mim, para que eu possa destruí-las, por לּי הנּיחה, em Êxodo 32:10. Mas não obstante a apostasia do povo, o Senhor deu a Moisés as tabelas do pacto, não só para que fossem um testemunho de Sua santidade diante da nação infiel, mas ainda mais como um testemunho de que, apesar de Sua resolução de destruir a nação rebelde, sem deixar um rastro, Ele ainda manteria Seu pacto, e faria de Moisés um povo maior. Não há nada a favor da opinião, que a entrega das mesas (Deuteronômio 9:11) foi o primeiro início das manifestações da ira divina (Schultz); e isto também está em desacordo com o pretérito, נתן, em Deuteronômio 9: 11, do qual é muito evidente que o Senhor já havia dado as mesas a Moisés, quando Ele o mandou descer rapidamente, não apenas para declarar ao povo a santidade de Deus, mas para deter a apostasia, e por sua intervenção mediadora para afastar do povo a execução do propósito divino. É verdade, que quando Moisés desceu e viu a conduta idólatra do povo, ele jogou as duas mesas de suas mãos e as quebrou em pedaços diante dos olhos do povo (Deuteronômio 9:15-17; comp. com Êxodo 32:15-19), como uma declaração prática de que o pacto do Senhor foi quebrado por sua apostasia. Mas este ato de Moisés não fornece nenhuma prova de que o Senhor lhe havia dado as mesas para declarar Sua santa ira aos olhos do povo. E mesmo que as tábuas da aliança fossem “em certo sentido as acusações nas mãos de Moisés, acusando-os de um crime capital” (Schultz), este não era o propósito para o qual Deus tinha dado a ele. Pois se tivesse sido, Moisés não os teria quebrado em pedaços, destruindo, por assim dizer, as próprias acusações, antes que o povo tivesse sido julgado. Moisés passou por cima do fato de que, mesmo antes de descer da montanha, esforçou-se para mitigar a ira do Senhor por sua intercessão (Êxodo 32:11-14), e simplesmente mencionou (em Deuteronômio 9:15-17) como, assim que desceu, acusou o povo de seu grande pecado; e então, em Deuteronômio 9: 18, Deuteronômio 9:19, como ele passou mais quarenta dias na montanha jejuando diante de Deus, por causa deste pecado, até ter evitado a ira destrutiva do Senhor de Israel, por sua sincera intercessão. Os quarenta dias que Moisés passou na montanha, “como no primeiro”, em oração diante do Senhor, são os dias mencionados em Êxodo 34:28 como tendo sido passados ao Sinai para a perfeita restauração do pacto, e com o propósito de obter as segundas tábuas (compare com Deuteronômio 10:1). [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< Deuteronômio 9:10 Deuteronômio 9:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.