Filipenses 2:5

Isto seja, para que esteja em vós este modo de pensar, que também esteve em Cristo Jesus:

Os manuscritos mais antigos diziam: “Tende em ti essa mente”, etc. Ele não se apresenta (ver em Filipenses 2:4 e Filipenses 1:24) como exemplo, mas Cristo, aquele eminentemente que não procurou Sua própria, mas “humilhou-se” (Filipenses 2:8), primeiro em assumir-lhe a nossa natureza, em segundo lugar, em se humilhar ainda mais nessa natureza (Romanos 15:3). [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de H. C. G. Moule

para que esteja em vós este modo de pensar. A R. V. [King James, Versão Revisada], Tenha esta mente; adotando uma leitura diferente na forma, mas pouco importada daquela tomada para a King James, que representa bem ambas as leituras.

Na grande passagem que se segue, temos um exemplo sugestivo de ensino moral cristão. Um dos elementos mais simples e primários do dever está sendo imposto, e é imposto apelando aos segredos mais íntimos da verdade da Pessoa e Obra de Cristo. O espiritual e eterno, em profunda continuidade, desce ao prático. Atualmente, uma poderosa corrente de pensamento vai na direção de separar a teologia cristã do cristianismo prático; os mistérios da Pessoa e Obra de nosso Senhor da grandeza de Seu Exemplo. Pode ao menos verificar especulações precipitadas nesse sentido para lembrar que tal teoria despedaça o ensino do Novo Testamento quanto aos seus elementos mais característicos e vitais. A visão anti-doutrinária do cristianismo é uma teoria que começou estrita e propriamente de novo.

que também esteve. O verbo não está no grego, mas está necessariamente implícito. Enquanto isso, o caráter sagrado que surgiu no passado misterioso (“era”) da glória pré-temporal do Senhor, ainda e para sempre é Seu caráter, Sua “mente”.

em Cristo Jesus. É observável que ele chama o Senhor não apenas de “Cristo”, mas de “Jesus”, embora se refira a um tempo antes da Encarnação. Mas, por um lado, a Pessoa que quis descer e nos salvar é identicamente a Pessoa que realmente o fez; e, por outro lado, o que já está decretado na Mente Eterna já é um fato. Compare com a linguagem do Apocalipse 13:8. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 2:4 Filipenses 2:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.