João 16:30

Agora sabemos que sabes todas as coisas; e não necessitas que ninguém te pergunte. Por isso cremos que saíste de Deus.

Comentário de Thomas Croskery

Agora sabemos que sabes todas as coisas. Ele havia respondido ao seu desejo inexprimível. O que os comoveu profundamente em muitas ocasiões foi essa prova de que nada em seus corações estava escondido dele. Natanael era um deles, e agora ele viu “anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. “Tu sabes todas as coisas”. A idéia em suas mentes não abrange toda a extensão da investigação humana, nem as profundezas da Divindade, mas todas as coisas que estão em seus corações para perguntar a Ele. Sua palavra é verdadeira mesmo que em sua intenção eles não atribuam onisciência ao seu Senhor. e não necessitas que ninguém te pergunte. Tu sondaste as profundezas de nossos corações e descobriste o indizível e o inexprimível dentro de nós. Quando estávamos com medo de perguntar-te sobre “o pouco tempo”, tu discerniste nosso anseio tácito, e agora você está estabelecendo sua reivindicação divina sobre nossa reverência e afeição, que podemos confiar em ti para nos dar toda a iluminação necessária quando mais exigi-lo. Neste fato, nesta consideração que acabamos de fazer, encontramos nossa justificação e a causa de nossa fé. Por isso cremos que saíste de Deus (ἀπό difere da solenidade do παρά ou o ἐκ do versículo 28. ἐν τούτῳ o sentido de “isso”, introduzindo assim o objeto do verbo, embora em um lugar, 1João 4:13, ambas as construções sejam vistas na mesma frase. A força objetiva de “isso” deve ser preferida aqui). Acreditamos que todo o seu ministério e mensagem é uma revelação de Deus, uma aproximação do Pai a nós. Teu nome é “Emanuel, Deus conosco”. Surge uma questão se os discípulos, neste jorro de fé, disseram mais do que realmente queriam dizer, e mereciam reprovação, ou se alcançaram uma elevação de pensamento da qual nunca recuariam absolutamente. [Croskery, aguardando revisão]

< João 16:29 João 16:31 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.