Lucas 23:34

E Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo suas roupas, lançaram sortes.

Comentário Schaff

E Jesus dizia – durante o ato da crucificação, como parece pela linguagem que se segue. Esta primeira das sete palavras na cruz, preservada apenas por Lucas, é talvez a mais bem adaptada para ‘atrair todos os homens’ a Ele ‘quando levantado’.

Pai, perdoa-lhes. Mesmo no ato da crucificação, Ele fala como “Filho de Deus!” E, assim, oferecendo-se, Ele também intercede, realizando Sua dupla obra sacerdotal. Comp. Isaías 53:12:”Ele carregou o pecado de muitos e intercedeu pelos transgressores”. “Eles” refere-se, em primeiro lugar, aos quatro soldados que realmente O crucificaram, visto que são mencionados em todas as outras sentenças. É verdade que eles apenas obedeciam a ordens; mas Lucas 23:36-37 mostra que eles tinham certo prazer em seu dever cruel. Eles agiram como agentes, diretamente, dos governantes judeus, em um sentido mais amplo, da nação judaica, e mais ampla e verdadeiramente da humanidade. Todos os pecadores conspiraram para pregá-lo ali.

porque não sabem o que fazem. Comp. Atos 3:17. Este é o motivo, não a base, para o perdão. A ignorância pode diminuir a culpa, mas não a remove, do contrário, nenhuma oração por perdão seria necessária. É um motivo deste registro, mostrando-nos o amor perdoador de nosso Senhor quando Ele morreu pelos pecados dos homens, despertar nos homens, por meio da aplicação dele pelo Espírito Santo, um conhecimento do que eles fazem como pecadores ao pregar Ele à cruz, para que se arrependam e sejam perdoados por amor Dele. A oração é somente para aqueles que de alguma forma ajudam no grande crime. Aqueles que negam que são pecadores negam que é por eles. Toda a oração é omitida em alguns manuscritos, mas é considerada como genuína por todos os críticos modernos. [Schaff]

Comentário de Alfred Plummer 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Lucas 23:33 Lucas 23:35 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.