Mateus 21:21

Porém Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo: se tiverdes fé, e não duvidardes, vós não somente fareis isto à figueira, mas até se disserdes a este monte: Levanta-te, e lança-te no mar, isso se fará.

Comentário do Púlpito

Jesus lhes respondeu. O Senhor responde a pergunta dos apóstolos tirando uma lição, não como poderíamos ter esperado, mas de natureza bem diferente, embora evidentemente deduzida daquilo que causou tal assombro.

se tiverdes fé, e não duvidardes. A frase inteira expressa a perfeição da graça. Este último verbo significa “discriminar”, enxergar uma diferença nas coisas, portanto, debater na mente […] O que aqui é ordenado é aquele temperamento de mente que não para hesitantemente para considerar se uma coisa pode ser feita ou não, mas acredita que tudo é possível – que se pode fazer todas as coisas por meio de Cristo que o fortalece. Assim, os apóstolos têm a garantia de Cristo de que não só deveriam ser capazes de murchar uma árvore com uma palavra, mas também de realizar tarefas muito mais difíceis. Isso é feito com a figueira (τοÌ τῆς συκῆς); como, “o que aconteceu aos possuídos por demônios (ταÌτῶν δαιμονιζομεìνων)” (Mateus 8:33). A promessa pode sugerir que seria por meio da pregação dos apóstolos e da rejeição dos judeus da salvação oferecida por eles, que o julgamento cairia sobre o povo escolhido. Assim, eles fariam o que foi feito com a figueira. E nas palavras a seguir podemos ver uma profecia da destruição da montanha do paganismo. Ou pode significar que o Judaísmo teocrático deve lançado no mar das nações antes que a Igreja de Cristo alcance seu pleno desenvolvimento (Lange).

este monte. Enquanto fala, ele aponta para o Monte das Oliveiras, onde eles estavam, ou para Moriá coroado pelo glorioso templo.

Levanta-te, e lança-te no mar. O Mediterrâneo (veja uma promessa semelhante, Lucas 17:6).

isso se fará. É pouco provável que tal milagre material fosse literalmente necessário, e ninguém jamais oraria por tal sinal; mas a expressão é hiperbolicamente usada para indicar a realização das coisas mais difíceis e aparentemente impossíveis (Zacarias 4:1Coríntios 13:2). [Pulpit]

Comentário Dummelow 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Mateus 21:20 Mateus 21:22 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.