Romanos 2:26

Ora, se o incircunciso obedecer às exigências da Lei, por acaso não será a sua incircuncisão considerada como circuncisão?

Comentário Barnes

Ora, se o incircunciso – Se aqueles que não são circuncidados, ou seja, o pagão.

obedecer às exigências da Lei – observe o que a lei de Moisés ordena. Não se poderia supor que um pagão compreenderia os requisitos da lei cerimonial; mas aqui se faz referência à lei moral. O apóstolo não afirma expressamente que isso já foi feito; mas ele supõe o caso, para mostrar a verdadeira natureza e valor dos ritos dos judeus.

por acaso não será a sua incircuncisão – Ou o fato de ele ser incircunciso impedir a aceitação de seus serviços? Ou não será ele tão certo e prontamente aceito por Deus como se fosse um judeu? Ou em outras palavras, o apóstolo ensina a doutrina de que a aceitação de Deus não depende dos privilégios externos do homem, mas do estado do coração e da vida.

considerada como circuncisão? Ele não deve ser tratado como se fosse circuncidado? Deve ser incircunciso alguma barreira no caminho de sua aceitação por Deus? A palavra traduzida “ser contado” é o que é comumente traduzido “contar, imputar”; e seu uso aqui mostra que o uso da palavra nas Escrituras não é transferir, ou cobrar com o que não é merecido ou não é verdade. Significa simplesmente que um homem deve ser tratado como se assim fosse; que esta falta de circuncisão não será um obstáculo para a aceitação. Não há nada definido em sua conta; nada transferido; nada considerado diferente do que é. Deus julga as coisas como elas são; e como o homem, embora incircunciso, que guarda a Lei, deve ser tratado como se tivesse sido circuncidado, então aquele que crê em Cristo de acordo com a promessa divina e confia somente em seus méritos para a salvação, deve ser tratado como se ele próprio fosse justo, Deus julga as coisas como são e trata as pessoas como é apropriado tratá-las, como sendo perdoadas e aceitas por meio de seu Filho. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 2:25 Romanos 2:27 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.