Romanos 5:16

E o dom não é como a transgressão de um que pecou; porque o julgamento de uma só transgressão trouxe condenação, mas o dom gratuito, de muitas transgressões, trouxe justificação.

Comentário Barnes

Este é o segundo ponto em que os efeitos da obra de Cristo diferem do pecado de Adão. A primeira parte de Romanos 5:15 era que as más conseqüências fluíram do pecado de um homem, Adão; e que os benefícios fluíram da obra de um homem, Jesus Cristo. O ponto neste versículo é que as conseqüências malignas fluíram de um crime, um ato de culpa; mas que os favores diziam respeito a muitos atos de culpa. Os efeitos do pecado de Adão, quaisquer que fossem, pertenciam a um pecado; os efeitos da obra de Cristo, para muitos pecados.

o dom – Os benefícios resultantes da obra de Cristo.

de um que pecou – δι ̓ ἑνὸς ἁμαρτήσαντος di ‘henos hēmartēsantos. Por meio de um (homem) pecando; evidentemente significando por uma ofensa, ou por um ato de pecado. Então, a Vulgata e muitos manuscritos. E a conexão mostra que esse é o sentido.

o julgamento – a sentença; a pena declarada. A palavra expressa adequadamente a sentença proferida por um juiz. Aqui, significa a sentença que Deus proferiu, como juiz, contra Adão pela única ofensa, envolvendo a si mesmo e sua posteridade em ruína, Gênesis 2:17 ; Gênesis 3:17-19 .

de uma só – Por uma ofensa; ou um ato de pecado.

trouxe condenação – Produzindo condenação; ou envolvendo em condenação. É provado por isso que o efeito do pecado de Adão foi envolver a raça na condenação, ou garantir isso, pois toda a humanidade estaria sob a sentença de condenação da Lei e seria transgressora. Mas de que maneira isso teria esse efeito, o apóstolo não declara. Ele não dá a entender que seu pecado seria imputado a eles; ou que eles seriam considerados pessoalmente culpados por isso. Ele fala de um fato amplo, perceptível em todos os lugares, que o efeito daquele pecado foi de alguma forma dominar a raça em condenação. De que modo isso foi feito é um assunto justo para investigação; mas o apóstolo não tenta explicá-lo.

o dom gratuito – O favor imerecido, pela obra de Cristo.

de muitas transgressões – Em relação a muitos pecados. Difere, portanto, da condenação. Isso tinha a ver com uma ofensa; isso diz respeito a muitos crimes. A graça, portanto, abunda.

trouxe justificação – Nota, Romanos 3:24. A obra de Cristo é projetada para fazer referência a muitas ofensas, a fim de produzir perdão ou justificação em relação a todas elas. Mas o apóstolo aqui não dá a entender como isso é feito. Ele simplesmente afirma o fato, sem tentar explicá-lo neste lugar; e como sabemos que essa obra não produz seu efeito para justificar sem algum ato por parte do indivíduo, não somos, portanto, levados a concluir o mesmo a respeito da condenação pelo pecado de Adão? Como a obra de Cristo não beneficia a raça a menos que seja abraçada, o raciocínio do apóstolo não implica que a ação de Adão não envolve criminalidade e mérito a menos que haja algum ato voluntário por parte de cada um Individual? Seja como for, é certo que o apóstolo em nenhum dos casos aqui explicou o modo como isso é feito. Ele simplesmente declarou o fato, um fato que não parecia se considerar obrigado a explicar. Tampouco afirmou que nos dois casos o modo é o mesmo. Ao contrário, está fortemente implícito que não é o mesmo, pois o objetivo principal aqui é apresentar, não uma semelhança completa, mas um forte contraste entre os efeitos do pecado de Adão e a obra de Cristo. [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 5:15 Romanos 5:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.