Salmo 19:6

Desde uma extremidade dos céus é sua saída, e seu curso até as outras extremidades deles; e nada se esconde de seu calor.

Comentário Barnes

extremidade dos céus – De um fim do céu; isto é, do Oriente, onde ele começa.

sua saída – O salmista agora descreve aquela corrida que ele tem que correr, como suportada por todo o circuito dos céus, de uma extremidade a outra – varrendo todo o espaço através do firmamento.

e seu curso – A palavra usada aqui – תקופה teqûphâh – significa propriamente um surgimento, ou um retorno, a partir das estações, ou do ano. É encontrado apenas em Êxodo 34:22 , “No final do ano”; 1Samuel 1:20 , “Quando chegou o tempo” (Margem, na revolução dos dias); 2Crônicas 24:23 , “No final do ano” (Margem, na revolução do ano). A palavra aqui não se refere ao fato de que o sol volta ao ponto de partida no dia seguinte, mas à varredura ou circuito que ele faz nos céus de uma extremidade a outra – viajando por todo o céu .

até as outras extremidades deles – Ou seja, para o outro lado dos céus. O termo plural é usado aqui talvez pela ideia de completude, ou para denotar que não havia nada além. A jornada completa foi feita.

e nada se esconde de seu calor – Os raios do sol penetram em todos os lugares. Nada escapa disso. Não é uma mera marcha para exibição e esplendor; não é uma jornada ociosa e inútil nos céus; mas todas as coisas – vegetais, pássaros, animais, homens – tudo o que vive – sente o efeito de seu calor vital e é animado por sua influência vivificante. Assim, o sol em seus passos ilustra a glória de Deus. O salmista estava plenamente consciente do esplendor, da glória e do valor dessa marcha diária sobre os céus e mostra que, embora, como no restante do salmo, ele se detém na lei do Senhor como tendo outra esfera, e em seu lugar, ilustrando mais plenamente a glória divina, ele não é de forma alguma insensível à grandeza e beleza das obras de Deus como reveladoras das perfeições divinas. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 19:5 Salmo 19:7 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.