1 João 2:27

E a unção que recebeste dele continua em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a mesma unção vos ensina tudo, e é verdadeira, e não mentira, e como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

Comentário A. R. Fausset

que recebeste dele – (Jo 1:16). Então, “somos para Deus um cheiro suave de Cristo”.

continua em vós – Ele implicitamente adverte-os a dizer, quando tentados por sedutores, “A unção habita em nós, não precisamos de um professor (pois temos o Espírito Santo como nosso mestre, Jeremias 31:34; Jo 6:45; Jo 16:13); nos ensina a verdade; nesse ensinamento nós permaneceremos” (J.A. Bengel).

e – portanto. Deus é suficiente para aqueles que são ensinados sobre ele; eles são independentes de todos os outros, embora, naturalmente, não recusem o conselho cristão de ministros fiéis. “A comunicação mútua não é posta de lado, mas aprovada, no caso daqueles que são participantes da unção em um corpo” (J. A. Bengel).

como a unção dele – que você uma vez por todas recebeu, e que agora ainda permanece em você.

vos ensina tudo – essencial para a salvação; o ponto em discussão. Não que o crente seja feito infalível, pois nenhum crente aqui recebe o Espírito em toda a sua plenitude, mas apenas a medida necessária para impedi-lo do erro que destrói a alma. Assim, a Igreja, apesar de ter o Espírito nela, não é infalível (pois muitos membros falíveis nunca podem fazer um todo infalível), mas é impedida de perder totalmente a verdade salvadora.

e é verdadeira, e não mentira – como ensinamento anticristão.

assim nele permanecei – (1João 2:24); assim como “a unção habita em vós”. [Jamieson; Fausset; Brown]

< 1 João 2:26 1 João 2:28 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.