1 Timóteo 1:16

Mas por isso me foi concedida misericórdia, para que em mim, o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua paciência como exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna.

Comentário A. R. Fausset

Mas – contrastando sua própria consciência pecaminosa com a visitação graciosa de Deus a ele em misericórdia.

principal – “acima de tudo”. Como eu era “primeiro” (grego para chefe, 1Timóteo 1:15) em pecado, assim Deus fez de mim a “principal” amostra de misericórdia.

mostrasse – para sua própria glória (o grego médio, voz), Efésios 2:7.

toda a sua paciência – grega, “toda a sua longanimidade”, ou seja, suportar tanto tempo comigo enquanto eu era um perseguidor.

como exemplo – uma amostra (1Coríntios 10:6, 1Coríntios 10:11) para assegurar aos maiores pecadores a certeza de que eles não serão rejeitados quando vierem a Cristo, visto que mesmo Saul encontrou misericórdia. Então Davi fez seu próprio caso de perdão, apesar da grandeza de seu pecado, uma amostra para encorajar outros pecadores a pedir perdão (Salmo 32:5, Salmo 32:6). O grego para “padrão” às vezes é usado para um “esboço” ou esboço – o preenchimento ocorre no caso de cada homem.

haviam de crer  – a crença recai sobre ele como o único alicerce sobre o qual se baseia a fé.

para a vida eterna– o objetivo final que a fé sempre mantém em vista (Tito 1:2). [Fausset, aguardando revisão]

< 1 Timóteo 1:15 1 Timóteo 1:17 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.