2 João 1:9

Todo aquele que vai além e não permanece na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem continua na doutrina de Cristo tem tanto ao Pai quanto ao Filho.

Todo aquele que vai além e não permanece na doutrina de Cristo não tem a Deus – ou seja, na doutrina que Cristo ensinou, ou então, na verdadeira doutrina a respeito dele. A linguagem é ambígua, como a frase “o amor de Cristo”, que pode significar tanto seu amor por nós, quanto nosso amor por ele. Compare com João 15:9. É difícil determinar aqui qual é o verdadeiro sentido – se significa a doutrina ou os preceitos que ele ensinou, ou a verdadeira doutrina a respeito dele. James Macknight entende que se trata da doutrina ensinada por Cristo e seus apóstolos. Parece mais provável que este seja o sentido da passagem […] A ideia essencial é que a verdade no que diz respeito aos ensinamentos, o caráter e a obra do Salvador deve ser guardada. Provavelmente, a alusão imediata aqui é àqueles a quem João tão frequentemente se referiu como “anticristo”, que negaram que Jesus tinha vindo em carne (2João 7). Ao mesmo tempo, porém, ele faz uma observação geral, que se alguém não guardasse a verdadeira doutrina a respeito do Salvador, não tinha conhecimento real de Deus. Veja Jo 1:18; 5:23; 15:23; 17:3; 1João 2:23. [Barnes, 1870]

doutrina de Cristodoutrina de Cristo. O segundo “de Cristo” é omitido nos manuscritos mais antigos, mas o sentido é o mesmo. [JFU, 1866]

< 2 João 1:8 2 João 1:10 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.