João 20:19

Vinda pois já a tarde, o primeiro dia da semana, e fechadas as portas onde os Discípulos, por medo dos judeus, tinham se reunido, veio Jesus, e pôs-se no meio deles, e disse-lhes: Tenhais paz!

Comentário Dummelow

estando trancadas as portas da casa onde se achavam os discípulos. Uma clara indicação de que o corpo de nosso Senhor havia se tornado um corpo espiritual e não estava mais sujeito às leis da matéria ou às condições do espaço (compare com Jo 20:26; Lucas 24:31,36,51). No entanto, não há sugestão de um corpo irreal ou fantasmagórico (docético), pois Ele se oferece para ser tocado (Lucas 24:39; Jo 20:27); e até come diante deles (Lucas 24:42; Atos 1:4; Atos 10:41). Mesmo que não esteja registrado, presume-se que Jesus, depois de terminar sua fala, tenha desaparecido misteriosamente.

Paz seja convosco! A habitual saudação judaica, mas quão cheia de significado agora que a Cruz tinha estabelecido a paz entre o homem e Deus! [Dummelow, 1909]

Comentário de J. H. Bernard 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< João 20:18 João 20:20 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.