Colossenses 4:5

Convivei com sabedoria com os que estão de fora, aproveitando o tempo oportuno.

Comentário A. R. Fausset

(Veja Efésios 5:15, 6)

na sabedoria – prudência cristã prática.

eles … sem – Aqueles que não estão na fraternidade cristã (1Coríntios 5:12; 1Tessalonicenses 4:12). Os irmãos, por amor, farão concessões para um ato indiscreto ou palavra de um irmão; o mundo não fará nenhum. Portanto, esteja mais em guarda no seu intercurso com o último, para que você não seja um obstáculo à sua conversão.

aproveitando o tempo – O grego expressa, comprando para si mesmo, e comprando das vaidades mundanas a oportunidade, sempre que lhe é oferecida, de bem para si e para os outros. “Previne a oportunidade, ou seja, de comprar um artigo fora do mercado, para obter o maior lucro com ele” (Conybeare e Howson). [Fausset, aguardando revisão]

Comentário de L. B. Radford

Convivei com sabedoria. Não a percepção espiritual da verdade divina, que é uma das notas de progresso na vida cristã (por exemplo, Colossenses 1:9, 28, 2:3, 3:16, Efésios 1:817), mas a sabedoria prática de ‘senso comum consagrado’; compare com o paralelo, Efésios 5:15, ‘não tão insensato, mas tão sábio’, ou seja, atencioso e cuidadoso em sua conduta; e a advertência de nosso Senhor, Mateus 10:16, ‘sede, pois, sábios como as serpentes e inofensivos (King James e o R.V. [King James, Versão Revisada] mg. simples) como as pombas’.

O progresso do Evangelho depende não só da liberdade e eficácia da pregação do Apóstolo e dos seus colaboradores (versículos 3, 4), mas também da consistência da vida dos convertidos, tanto na sua conduta (versículo 5) como na em sua conversa (versículo 6).

com os que estão de fora. Esses de fora são o mundo não-cristão. Não há desprezo na frase, mas o simples reconhecimento de um fato. A frase tem uma história instrutiva. (1) Era uma ‘frase rabínica para gentios ou judeus não ortodoxos’ (Swete em Marcos 4:11), embora no prólogo de Eclesiástico ‘os que estão de fora’ pareça denotar todos os aprendizes possíveis, principalmente judeus da Dispersão, mas também gentios. (2) Em Marcos 4:11 denota os judeus ainda incrédulos a quem a verdade é ensinada em parábolas, enquanto aos discípulos, o círculo íntimo dos crentes, é dado conhecer os mistérios do reino de Deus. (3) Nas cartas de Paulo denota todos os que estão fora da comunidade cristã, em outras palavras, gentios e judeus incrédulos. Eles estão fora do alcance da disciplina da Igreja. Não é função do Apóstolo ou da Igreja julgá-los; eles são deixados ao julgamento de Deus, 1Coríntios 5:12-13. Mas seu julgamento sobre a conduta dos cristãos não deve ser ignorado, nem pelos cristãos comuns, cujas vidas devem causar uma boa impressão em seus vizinhos não cristãos (1 Tessalonicenses 4:12), nem no caso de um candidato ao cargo de bispo, que deveria ter boa reputação na sociedade pagã (1 Timóteo 3:7). Crisóstomo observa que é necessário maior cuidado nas relações com pessoas de fora; dentro da família cristã são feitas muitas concessões bondosas. Na presente passagem, o contexto sugere que a sabedoria dos cristãos colossenses deveria ser demonstrada não apenas na manutenção do padrão e exemplo da vida cristã, mas também na captura de oportunidades para testemunhar a fé cristã. (4) A frase tem ainda outro significado e lição para nossos dias. O segundo sentido é aplicável às condições de um campo missionário, com seus círculos externos e internos de discipulado, a multidão, o convertido, o catecúmeno, o comungante; o terceiro sentido para as condições de alguns países onde uma congregação ou comunidade cristã, sejam cristãos nativos ou residentes cristãos estrangeiros, existe no meio de uma população não-cristã. Ambos são, em certo sentido, aplicáveis ​​também a um quarto tipo de forasteiro, os cristãos nominais de uma nação cristã. Eles estão dentro do corpo da Igreja em virtude de seu batismo, mas fora de sua vida por seu próprio lapso ou pelo fracasso da Igreja em treiná-los e mantê-los – o homem da rua’, o ‘pagão decente’ da sociedade moderna . O círculo interno de freqüentadores e obreiros da igreja precisa do lembrete de Paulo sobre a necessidade de ver que sua própria vida deve ser um elogio de sua fé, e que suas relações sociais com esses modernos forasteiros devem ser missionárias em sua influência.

aproveitando o tempo oportuno. O verbo grego simples significa comprar no mercado. É usado frequentemente no Novo Testamento para comprar comida, gado, terra, etc. É usado metaforicamente da redenção da humanidade em 1Coríntios 6:20, 7:23, 2 Pedro 2:1, Apocalipse 5:9, 14:3-4. O R. V. [King James, Versão Revisada] justamente nestes casos os substitutos comprados para o King James resgatados. Não há ideia de resgate na palavra ou no contexto; a idéia é simplesmente a compra de almas destinadas ao serviço de Cristo e de Deus. A ideia de redenção de outra propriedade ou condições aparece claramente no verbo composto comprar ou de usado aqui e em Efésios 5:16, e em Gálatas 3:13, ‘Cristo nos redimiu da maldição’, e Gálatas 4:5 , ‘Deus enviou o Seu Filho… para redimir os que estavam debaixo da lei, para que recebêssemos a adoção de filhos’. Aqui a palavra pode significar (1) comprar o tempo como uma oportunidade de serviço, ‘não deixando escapar nenhuma oportunidade de dizer e fazer o que pode promover a causa de Deus’ (Lightfoot); mas (2) na passagem paralela Efésios 5:16 a mesma frase é seguida por uma razão, ‘porque os dias são maus’, que aponta aqui também para a idéia de poupar o tempo de ser desperdiçado ou mal utilizado, ‘para reivindicar o presente para os melhores usos’ (Arm. Rob. 1.c.). L. Williams parafraseia assim: ‘recomprando (às custas da vigilância pessoal e abnegação) o tempo presente, que está sendo usado agora para propósitos malignos e ímpios, para sua legítima liberdade em Cristo’. A última frase é mais uma assimilação forçada à idéia de resgate em Gálatas 3:13; 4:5. O contexto atual sugere antes ‘para uso no serviço de Cristo’. Robinson, com razão, rejeita qualquer ideia de recuperar o tempo perdido, como no hino ‘Redeem thy missspend time that’s past’. O passado não pode ser redimido; e é o presente, com todas as suas possibilidades, que Paulo pede a seus leitores que salvem e empreguem para Deus.

A palavra grega para tempo usada aqui, kairos, distinta de chronos, que é tempo em geral ou em duração, significa geralmente um momento ou período, com alguma ideia de crise ou oportunidade. Dibelius vê aqui uma conotação escatológica, em outras palavras, a brevidade do tempo restante antes do ‘dia do Senhor’, compare com Romanos 13:11, 1Coríntios 7:29, Gálatas 6:10. Mas a ideia aqui e em Efésios 5:16 não é que o tempo à frente seja curto, mas que o momento presente está repleto de perigos e oportunidades. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 4:4 Colossenses 4:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.