Atos 7:3

E disse-lhe: Sai de tua terra, e de tua parentela, e vem a terra que eu te mostrarei.

Comentário de Albert Barnes

E disse-lhe. Quanto tempo isso foi dito antes de ele ir não é registrado. Moisés simplesmente diz que Deus ordenou que ele fosse, Gênesis 12:1.

de tua parentela. Teus parentes, ou conexões familiares. Parece que “Terá” foi com ele até Harã; mas Abraão foi informado de que deveria deixar sua família e partir quase sozinho.

e vem a terra que eu te mostrarei… O país ainda era desconhecido. O lugar deveria ser mostrado a ele. Isso é apresentado no Novo Testamento como um forte exemplo de fé, Hebreus 11:8-9. Foi um ato de “simples confiança” em Deus. E deixar seu país e seu lar; ir para uma terra de estranhos, sem saber para onde ia, exigia forte confiança em Deus. É uma ilustração simples do que o homem sempre deve fazer por ordem de Deus. Assim, o evangelho exige que ele entregue tudo a Deus; entregar corpo e alma à sua disposição; estar pronto em seu comando para abandonar pai e mãe e amigos e casas e terras, por causa do Senhor Jesus, Lucas 14:33 ; Mateus 19:27 , Mateus 19:29 . As provações que Abraão poderia ter antecipado podem ser prontamente concebidas. Ele estava indo, em uma época rude e bárbara do mundo, em uma terra de estranhos. Ele estava sem armas ou exércitos, e quase sozinho. Ele nem mesmo conhecia a natureza ou situação da terra, ou o caráter de seus habitantes.

Ele não tinha título para isso; nenhuma pretensão de incitar; e ele foi dependendo da simples promessa de Deus que ele daria a ele. Ele foi, portanto, confiando simplesmente na promessa de Deus. Assim, sua conduta ilustrou precisamente o que devemos fazer em referência a toda a nossa vida futura e à eternidade diante de nós: devemos confiar simplesmente na promessa de Deus e fazer o que ele exige. Isso é fé. Em Abraão era uma operação mental tão simples e inteligível como sempre ocorre em qualquer caso. Nem a fé nas Escrituras é considerada mais misteriosa do que qualquer outra operação mental. Se Abraão tivesse visto tudo o que resultaria de sua entrada naquela terra, teria sido motivo suficiente para induzi-lo a fazer o que fez. Mas Deus o viu; e Abraão foi obrigado a agir como se ele tivesse visto tudo, e todas as razões pelas quais ele foi chamado. Com a força das promessas de Deus, Abraão foi chamado a agir. Isso era fé. Não exigia que ele agisse onde não havia “nenhuma razão” para agir assim, mas onde ele não via a razão. Assim, em todos os casos de fé. Se o homem pudesse ver tudo o que Deus vê, ele perceberia razões para agir como Deus exige. Mas as razões das coisas são muitas vezes ocultas, e o homem é obrigado a agir na crença de que Deus vê razões pelas quais ele deve agir assim. Agir sob a impressão adequada dessa verdade que Deus apresenta é fé; tão simples e inteligível quanto qualquer outro ato ou operação da mente. [Barnes, aguardando revisão]

< Atos 7:2 Atos 7:4 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.