Colossenses 1:26

o mistério que estava oculto desde os princípios dos tempos e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos.

Comentário A. R. Fausset

o mistério – (Veja Efésios 1:9-103:5-9): uma vez escondido, agora revelado: redenção para todo o mundo gentio, bem como para os judeus: “Cristo em vós (gentios), a esperança da glória” (Colossenses 1:27).

dos tempos – O mistério foi escondido desde o início dos “tempos”. Oséias “tempos” são os vastos períodos temporais que se passaram desde o princípio. Grego, “OEons”, uma palavra usada pelos gnósticos para os seres angélicos que emanam de Deus. Os embriões do Gnosticismo já existiam. O Espírito, por Paulo, prescientemente, em oposição (Colossenses 2:18), ensina que o mistério da redenção estava oculto nos propósitos de Deus em Cristo, assim como dos seres angélicos (compare Efésios 3:10) dos “tempos” pré-adâmicos, e das “gerações” humanas subsequentes. Grego, “dos tempos… das gerações”. O “das”, repetido antes de “gerações”, mostra que estas são distintas das “eras”, e não as compõem, como pensa Ellicott.

agora – apenas o presente.

manifesto aos seus santos – aos seus apóstolos e profetas principalmente (Efésios 3:5), e através deles a todos os Seus santos. [JFU]

Comentário de L. B. Radford

o mistério que estava oculto. Não há indícios aqui da ideia pagã da reserva do conhecimento pelos deuses por medo ciumento do progresso da humanidade, por exemplo. na lenda de Prometeu ou a sugestão da serpente na história da queda, Gênesis 3:5. A frase ‘desde séculos e gerações’ não significa ‘escondido do conhecimento dos homens’, mas ‘escondido desde o início da história’. A ênfase não está na retenção da verdade da humanidade, mas em sua contemplação na mente do Criador, por exemplo. Efésios 3:9. compare com Romanos 16:25, ‘mantido em silêncio pelos tempos eternos. O silêncio não era absoluto; vislumbres do mistério foram dados ao salmista e profeta, por exemplo. em várias fases e formas da esperança messiânica, epístola Hebraica 1:1, onde essas sugestões divinas parciais são contrastadas com a plena revelação dada em Cristo. A reserva era temporária e preparatória, subordinada e subserviente ao propósito principal da revelação divina. As experiências humanas e os processos históricos devem primeiro desenvolver-se e convergir para o ponto no tempo e no espaço em que a revelação seria apropriada e apreensível, e a partir do qual poderia viajar por toda a extensão da civilização.

desde os princípios dos tempos e das gerações. Estes foram tomados como pessoais, e por alguns comentaristas identificados com ‘os governantes deste mundo’ (Grego aion) em 1Coríntios 2:8; mas a referência não é a qualquer ocultação divina da revelação, mas à incapacidade dos homens (ou talvez poderes angélicos ou outros poderes espirituais) de reconhecer a verdade quando ela veio em Cristo. É praticamente certo que idades (Grego aiones) e gerações (Grego geneai) são períodos de tempo. compare com Atos 3:21, 15:18, Romanos 16:25, 2 Timóteo 1:9, Tit. 1:2, Gálatas 1:5, Filipenses 4:20, 1Timóteo 1:17, 2Timóteo 4:18. Uma ‘idade’ inclui muitas ‘gerações’. Combinados como estão aqui e em Efésios 3:21, ‘por todas as gerações para todo o sempre’, lit. da idade dos séculos, eles significam todo o tempo, com seus longos períodos e suas curtas épocas.

mas agora foi manifesto. Três palavras gregas são usadas para denotar a revelação do mistério, (1) para revelar, literalmente desvendar, por exemplo. Efésios 3:5, (2) manifestar, ou seja, tornar visível ou claro, Romanos 16:26, (3) tornar conhecido, por exemplo. versículo 27, Romanos 16:26, Efésios 3:3, 10. Eles marcam três estágios ou fases da revelação, (a) a retirada do véu do propósito divino, (b) a exibição visível da verdade, (c) trazer a verdade à mente dos homens.

aos seus santos. Alguns manuscritos acrescentam apóstolos, caso em que os santos devem ser um adjetivo, ou seja, ‘para seus santos apóstolos’. Esta leitura deve-se à influência de Efésios 3:5, ‘aos seus santos apóstolos e profetas’, onde por outro lado alguns editores traduzem para os santos, ou seja, os seus apóstolos e profetas’. Uma comparação de passagens paralelas dá uma visão completa dos estágios da revelação. Chegou primeiro aos apóstolos e profetas, aos missionários credenciados e aos pregadores inspirados do Evangelho. Através de seus trabalhos chegou ao número cada vez maior de convertidos, que se tornaram assim os fiéis, os santos, da primeira era da Igreja. Com a abertura da porta da fé para a humanidade sem lei ‘ela chegou a todas as nações’, Romanos 16:26. Finalmente, a redenção da humanidade na e através da Igreja torna-se uma lição objetiva da multiforme sabedoria de Deus para a contemplação dos poderes angélicos, Efésios 3:10, compare com 1Pedro 1:12. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:25 Colossenses 1:27 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.