Colossenses 1:25

Dela eu fui feito servidor segundo a responsabilidade da parte de Deus que me foi dada para o vosso benefício, a fim de cumprir a palavra de Deus,

Comentário A. R. Fausset

fui feito servidor – retomando Colossenses 1:23, “do qual eu, Paulo, fui feito servidor”. Lá era do Evangelho; aqui, da Igreja: ser ministro da Igreja é ser ministro do Evangelho.

responsabilidade (ou dispensação) a administração que me foi confiada para ministrar na casa de Deus, a Igreja, para toda a família de crentes, os bens do meu Mestre (Lucas 12:42; 1Coríntios 4:1-29:17, Efésios 3:2).

para o vosso – com vista à vós, gentios (Colossenses 1:27Romanos 15:16,19).

a fim de cumprir – para trazê-lo plenamente a todos: o fim de sua responsabilidade: “cumpri a pregação” (Romanos 15:19). “A plenitude de Cristo (Colossenses 1:19) e dos tempos (Efésios 1:10) exigia que ele o fizesse” (Bengel). [JFU]

Comentário de L. B. Radford

segundo a responsabilidade da parte de Deus, ou seja, seu chamado para o ministério fazia parte do plano divino de evangelização do mundo. o R. V. [King James, Versão Revisada] marg. mordomia, ou seja, seu ministério deveria ser exercido como um mordomo da verdade divina. A palavra grega oikonomia, que nos deu economia e economia, tem um duplo significado, (1) a administração de uma casa (Grego oikos), (2) o cargo de administrador (Grego oikonomos, traduzido principalmente em King James e no R.V. [King James, Versão Revisada] mordomo). Na Bíblia, oikonomia é usado para o ordenamento divino do mundo e, em particular, para a vida da nação e da Igreja hebraica e da Igreja cristã. Daí o uso pós-bíblico de ‘antiga dispensação’ e ‘nova dispensação’ para denotar os estágios hebreu e cristão da história. Em hebr. 3:2-6 os dois são contrastados para evidenciar a superioridade de Cristo como filho da casa sobre Moisés, o servo fiel. A Igreja Cristã como família e reino de Deus tem uma vida ordenada, da qual apóstolos e outros ministros são mordomos, 1Coríntios 4:1, 9:17, Tito 1:7, epístola Hebreus 10:21, 1Timóteo 3:5, 15 A própria palavra oikonomia no Novo Testamento (exceto 1Coríntios 9:17) é restrita a Colossenses e Efésios. (1) Aqui e em Efésios 3:2 é ​​usado da escolha divina e nomeação do Apóstolo; mas aqui está sua missão, o privilégio e a responsabilidade de pregar o Evangelho aos gentios; aí está a sua conversão, a graça de Deus concedida a ele na revelação do mistério de Cristo. (2) Em Efésios 1:10 e 3:9 ele se alarga em todo o propósito e plano de Deus para a redenção humana – em 3:9 refere-se à reserva do ‘mistério’ na mente do Criador e sua revelação final na vida da Igreja, em 1:10 para a preparação histórica para a consumação do propósito divino na pessoa de Cristo. Por um desenvolvimento natural do pensamento cristão, o termo passou a ser usado na literatura patrística da própria Encarnação como o clímax e a coroa da providência divina.

que me foi dada. Paulo foi consumido pelo pensamento de seu ofício apostólico como um dom divino da graça, uma prova de amor e confiança divinos. Em 1Coríntios 9:17 é uma confiança (cp. Gálatas 2:7) que o sustenta mesmo quando o trabalho é contra sua inclinação. Em Efésios 3:2, 7, 8 é uma graça, uma comunicação do poder divino, compare com 1 Timoteo 1:12-16, onde também é uma misericórdia, uma prova do perdão do amor divino. Em Efésios 4:11 todos os tipos de ministério cristão são descritos como dons para a Igreja do Cristo ascendido.

para o vosso benefício.Compare com Efésios 3:2, Romanos 15:16. Veja nota sobre ‘por amor de vocês no versículo 24. Os colossenses foram incluídos entre os gentios a quem Paulo foi enviado, Atos 9:15, 22:21, 26:18.

a fim de cumprir a palavra de Deus. Não (1) para cumprir a promessa de Deus (Beza), ou (2) para completar o ensino iniciado por Epafras, mas (3) para dar pleno efeito à mensagem de Deus para a humanidade. compare com Romanos 15:19, ‘de Jerusalém, …. até o Ilírico preguei plenamente (o R.V. [King James, Versão Revisada] marg. cumpriram) o evangelho de Cristo’. Há duas ideias nesta realização. (a) A revelação de Deus em Cristo não estava completa até que tivesse encontrado um lar nas mentes e vidas dos homens. (6) Essa revelação não era meramente ‘a glória de Israel’, mas ‘uma luz para iluminar os gentios’, e era tarefa especial de Paulo cumprir esse propósito mais amplo do Evangelho. Para o uso da frase ‘a palavra de Deus’ para denotar o Evangelho, veja 1Tessalonicenses 2:13, 1Coríntios 14:36, 2Coríntios 2:17, 4:2, Filipenses 1:14, compare com Atos 4:31, 6 :7, 8:4. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:24 Colossenses 1:26 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.