Colossenses 1:27

A eles Deus quis fazer que conhecessem as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória.

Comentário A. R. Fausset

quis – “teve o prazer de dar a conhecer”. Ele resolve tudo na vontade de Deus, para que o homem não se glorie exceto na graça de Deus.

as riquezas da glória deste mistério – Ele acumula frase por frase para realçar a grandeza da bênção em Cristo concedida por Deus aos gentios. Compare com Colossenses 2:3 “todos os tesouros” da sabedoria; Efésios 3:8, “as riquezas insondáveis ​​de Cristo”; Efésios 1:7, “riquezas da Sua graça”. “A glória deste mistério” é a glória de que esta verdade outrora escondida e agora revelada vos torna participantes gentios; em parte agora, principalmente quando Cristo vier (Colossenses 3:4; Romanos 5:2; Romanos 8:17, Romanos 8:18; Efésios 1:18): porque lá segue ‘Cristo em vós, a esperança da glória’. Quanto menor for a vossa degradação gentios, maior será a riqueza da glória para a qual o mistério revelado vos eleva. Fostes “sem Cristo e sem esperança” (Efésios 2:12). Agora tens “Cristo em ti, a esperança da glória”, que acabo de mencionar. Alford traduz ‘Cristo entre vós’, para responder a ‘este mistério entre os gentios’. Mas toda a sentença , “Cristo em ti (Efésios 3:17) a esperança da glória”, responde a “este mistério”, e não a toda a frase, “deste mistério entre os gentios”. O mistério dado a conhecer “entre vós, gentios” é “Cristo em vós (agora pela fé como sua vida oculta, Colossenses 3:3; Gálatas 2:20) a esperança de glória ”(sua vida manifestada). O contraste (antítese) entre “CRISTO EM VÓS” agora como sua vida oculta, e “a esperança da glória” a ser manifestada a seguir, requer esta tradução (Romanos 5:2; 1Coríntios 2:7,9; 2Coríntios 4:17). [JFU]

Comentário de L. B. Radford

A eles Deus quis fazer que conhecessem. Ou (1) o relativo simples, caso em que a ênfase recai sobre o fato da revelação, ou (2) o relativo limitativo, como o Lat. quippe quibus – seus santos, ou seja, aqueles a quem Deus quis dar a conhecer’, caso em que a ênfase recai antes ou também na escolha de Deus.

as riquezas, ou seja, quão grande é a riqueza. A ideia de riqueza, tão frequente em Paulo como uma descrição do caráter ou ação de Deus, denota não apenas riqueza na posse, mas também riqueza na comunicação, por exemplo. Romanos 10:12, ‘rico para todos os que o invocam’; não apenas a maravilha da onipotência, mas o esplendor da revelação e a generosidade da providência. Veja Romanos 2:4, 9:23, Efésios 1:7, 18, 3:8, 16.

da glória deste mistério. A fase não deve ser enfraquecida por traduções como ‘a riqueza gloriosa deste mistério’ ou ‘a riqueza deste mistério glorioso’. Cada palavra deve ter seu peso total: ex. ‘o esplendor do caráter de Deus como visto nesta revelação’. O mistério é a revelação de Deus em Cristo; a glória é a maravilha da sabedoria divina, amor e poder assim revelados; a riqueza não é meramente a infinita variedade e alcance desse triplo caráter, mas seu derramamento irrestrito sobre a humanidade. Na maioria dos contextos da frase riquezas de glória, a ideia da glória de Deus conduz e passa para a ideia da glória do destino humano em e por meio de Cristo. O amor eterno de Deus, que é Sua glória, produz frutos na glória da vida eterna para Seus filhos.

entre os gentios. Crisóstomo está certo ao observar que a glória foi vista mais vividamente na conversão do mundo pagão. Mas a glória em si é mais do que os resultados mais gloriosos do Evangelho entre os pagãos. Esses resultados, por mais impressionantes que fossem para a mente do apóstolo, dificilmente poderiam ter sido realizados por uma igreja local, mesmo que ficasse em uma estrada imperial. Paulo tem que lembrar aos Colossenses que o Evangelho foi um movimento mundial, 1:6, 23. O texto e o contexto aqui estão preocupados com o mistério em si e não com suas consequências. A glória está mais para trás, na amplidão do amor de Deus em si mesmo.

que é Cristo em vós. O relativo pode referir-se às riquezas ou ao mistério, provavelmente este último em vista de Efésios 3:6, onde o mistério é identificado com a admissão dos gentios à vida em Cristo. Cristo em você pode significar (1) Cristo dentro de você, a habitação mística de Cristo no cristão individual, seja judeu ou gentio, ou (2) Cristo entre vocês, operando tanto no mundo gentio quanto no judeu.

a esperança da glória. Na ‘glória deste mistério’ a palavra glória denota a presente revelação do caráter e propósito de Deus; aqui o destino eterno do cristão que é o efeito final dessa revelação. compare com Romanos 5:2, 8:18. Aqui, como em 1 Timóteo 1:1, ‘Cristo Jesus, nossa esperança’, o significado não é meramente que a esperança do cristão está centrada em Cristo, mas que o próprio Cristo é a esperança viva, pois Ele é ‘o caminho, a verdade e a vida” (João XIV. 6). A glória que o cristão espera é o resultado final da Encarnação; é o fruto da união mística do cristão com Cristo, a sublimação da humanidade, tanto gentia quanto judia, pela habitação de Cristo, Romanos 8:10, ou pelo poder orientador do Espírito de Cristo, Romanos 8: 11. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:26 Colossenses 1:28 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.