Colossenses 1:28

Ele é quem anunciamos, advertindo a toda pessoa, e ensinando a toda pessoa, com toda sabedoria; a fim de que apresentemos toda pessoa como completa em Cristo.

Comentário A. R. Fausset

advertindoensinando – “Advertir” está ligado ao arrependimento, refere-se à conduta da pessoa, e é dirigido principalmente ao coração. “Ensinar” está ligado à fé, refere-se às doutrinas e é dirigido principalmente ao intelecto. Estas são as duas cabeças do ensino evangélico.

toda pessoa – sem distinção de judeu ou gentio, grande ou pequeno (Romanos 10:12-13). A repetição “toda pessoa” ensina os ministros a lidar com as consciências individuais.

com toda sabedoria – com toda a sabedoria em nosso método de ensino que possuímos: (Alford). Mas Colossenses 1:93:16, favorecem a visão de Estio, que se refere à sabedoria comunicada àqueles que estão sendo ensinados: não guardando nada, mas instruindo a todos no perfeito conhecimento dos mistérios da fé que é a verdadeira sabedoria (compare 1Coríntios 2:6-712:8; Efésios 1:17).

toda pessoa  – Paulo é zeloso para que os falsos mestres não seduzam uma única alma do povo de Cristo em Colossos. Portanto, cada indivíduo entre eles deve ser zeloso por si e por seu próximo. Mesmo uma só alma é de valor incalculável.

completa em Cristo – que é o elemento em união viva com quem somente cada crente pode encontrar perfeição: perfeitamente instruído (Efésios 4:13) em doutrina, e plenamente amadurecido ou crescido em fé e prática. “Jesus” é omitido em todos os manuscritos mais antigos. [JFU]

Comentário de L. B. Radford

Ele é quem anunciamos, ou seja, ou (1) simplesmente Cristo em todos os aspectos de Sua obra, ou (2) Cristo em você, Cristo em Sua habitação mística no cristão, ou (3) Cristo entre vocês, Cristo em Seu apelo ao mundo gentio. Aqui o Apóstolo retorna de sua breve digressão sobre o significado de ‘o mistério’ para o propósito de seu ministério apostólico (23, 25). O enfático nós no grego pode apontar um contraste entre Paulo e seus companheiros e, por outro lado, professores judeus e heréticos. A doutrina cristã de Deus está centrada na Pessoa de Cristo. A palavra grega para proclamar denota não a enunciação de idéias, mas a declaração de fatos. O Evangelho é principalmente uma história; A doutrina cristã é a interpretação dessa história.

advertindo a toda pessoa, e ensinando, instrução moral e doutrinal, respectivamente. Meyer observa apropriadamente a correspondência das duas palavras com o ‘arrepender-se e crer’ da mensagem mais antiga de nosso Senhor (Marcos 1:15). compare com o retrospecto de Paulo de seu próprio ensino em Éfeso, ‘arrependimento para com Deus e fé para com nosso Senhor Jesus Cristo’, Atos 20:21, e as verdades fundamentais de ‘arrependimento de obras mortas e fé em Deus’ em Hebreus 6:1. Mas a admoestação não deve se limitar à pregação do arrependimento; incluiria ensino moral construtivo.

a toda pessoa. A ênfase vista no uso triplo desta frase pode ter tido a intenção de (1) incluir os colossenses, a quem Paulo ainda não tinha visto, mas a quem ele tem o dever e o direito de se dirigir como apóstolo, (2) incluir os gentios como assim como os judeus, (3) para apontar um contraste com a exclusividade intelectual dos mestres heréticos que reservavam muito de seus ensinamentos para um círculo interno, (4) para marcar o cuidado do apóstolo por cada alma individual.

em toda sabedoria, compare com Colossenses 1:9, 3:16, Efésios 1:8: ou (1) o espírito do professor, ou seja, com toda sabedoria e discernimento, ou (2) a substância do ensinamento, ou seja, no toda a extensão da verdade divina. Em 1Coríntios 1:17, 2:1-6 Paulo deprecia a ‘sabedoria’ no sentido de exibição de intelectualidade ou elaboração de teoria; mas mesmo aí (2:7) ele insiste que há uma filosofia divina de vida e história, a interpretação de uma revelação divina. compare com Colossenses 2:3, dos tesouros de sabedoria e conhecimento encontrados em Cristo. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:27 Colossenses 1:29 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.