Deuteronômio 13:4

Atrás do SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e guardareis seus mandamentos, e escutareis sua voz, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.

Comentário de Keil e Delitzsch

Deus permitiu que os falsos profetas se levantassem com tais maravilhas, para julgar os israelitas, se eles O amavam, o Senhor seu Deus, com todo o seu coração. (נסּה como em Gênesis 22:1.) אהבים הישׁכם, se estais amando, ou seja, mantendo fielmente vosso amor ao Senhor. É evidente a partir disto, “que por maior que fosse a importância atribuída aos sinais e maravilhas, eles não deveriam ser considerados entre os israelitas, nem como o teste mais alto, nem como absolutamente decisivo, mas que havia uma certeza em Israel, que era tanto mais certa e firme do que qualquer prova de milagres, que poderia ser decididamente oposta a ela” (Baumgarten). Esta certeza, no entanto, não era “o conhecimento de Jeová”, como B. supõe; mas como Lutero observa corretamente, “a palavra de Deus, que já havia sido recebida, e confirmada por seus próprios sinais”, e que os israelitas deveriam preservar e manter firme, sem acrescentar ou subtrair nada. “Em oposição a tal palavra, nenhum profeta deveria ser recebido, embora chovessem sinais e maravilhas; nem mesmo um anjo do céu, como diz Paulo em Gálatas 1:8”. A ordem de ouvir os profetas que o Senhor enviaria em um tempo futuro (Deuteronômio 18:18. ), não está em desacordo com isto: pois mesmo seus anúncios deveriam ser julgados de acordo com o padrão da palavra fixa de Deus que já havia sido dada; e na medida em que eles proclamavam algo novo, o fato de que o que eles anunciavam não acontecia era o critério de não terem falado em nome do Senhor, mas em nome de outros deuses (Deuteronômio 18:21-22), de modo que mesmo ali os sinais e maravilhas dos profetas não são feitos o critério de sua missão divina. [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< Deuteronômio 13:3 Deuteronômio 13:5 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.