Deuteronômio 31:15

E apareceu-se o SENHOR no tabernáculo, na coluna de nuvem; e a coluna de nuvem se pôs sobre a porta do tabernáculo.

Comentário de Keil e Delitzsch

(14-18) Depois de entregar o cargo a Josué, e a lei aos sacerdotes e anciãos, Moisés foi chamado pelo Senhor para vir ao tabernáculo com Josué, para ordená-lo (צוּה), ou seja, para nomeá-lo, confirmá-lo em seu cargo. Para isso, o Senhor apareceu no tabernáculo (Deuteronômio 31:15), em uma coluna de nuvem, que permaneceu diante dele, como em Números 12:5 (ver a exposição de Números 11:25). Mas antes de nomear Josué, Ele anunciou a Moisés que após sua morte a nação iria se prostituir atrás de outros deuses, e quebraria o pacto, pelo qual seria visitada com severas aflições, e o orientou a escrever uma ode e ensiná-la aos filhos de Israel, para que quando a apostasia acontecesse, e o castigo de Deus fosse sentido em conseqüência, ele pudesse falar como testemunha contra o povo, pois não desapareceria de sua memória. O Senhor comunicou esta comissão a Moisés, na presença de Josué, para que ele também ouvisse da boca de Deus que o Senhor anteviu a futura apostasia do povo, e ainda assim os traria para a terra prometida. Nisto também estava implícita uma admoestação a Josué, não apenas para cuidar que os israelitas aprendessem a ode e a guardassem na memória, mas também para lutar com todas as suas forças para evitar a apostasia, desde que ele fosse líder de Israel; o que Josué fez com muita fidelidade até o final de sua vida (vid., Josué 23 e 24). – O anúncio da queda dos israelitas do Senhor na idolatria, e a queima da ira de Deus em conseqüência (Deuteronômio 31:16-18), serve como base para o comando em Deuteronômio 31:19. Neste anúncio os diferentes pontos estão simplesmente ligados entre si com “e”, enquanto que em seu significado real eles estão subordinados uns aos outros: Quando te deitarás com teus pais, e o povo se levantará, e irá prostituir-se atrás de outros deuses: Minha raiva arderá contra eles, etc. קוּם, levantar-se, preparar-se, serve para trazer à tona distintamente o rumo que a coisa tomaria. A expressão, “deuses estrangeiros da terra”, indica que na terra que Jeová deu a seu povo, Ele (Jeová) sozinho era Deus e Senhor, e que somente Ele deveria ser adorado ali. בּקרבּו está em anexo a שׁמּה, “para onde vens, no meio dela”. A punição anunciada em Deuteronômio 31:17 corresponde mais de perto ao pecado da nação. Por ir atrás de deuses estranhos, a ira do Senhor arderia contra eles; por abandoná-Lo, Ele os abandonaria; e por quebrar Seu pacto, Ele esconderia Seu rosto deles, ou seja, retiraria Seu favor deles, para que fossem destruídos. לאכל היה, ele (a nação) será para devorar, ou seja, será devorado ou destruído (ver Ewald, 237, c.; e em אכל neste sentido, ver Deuteronômio 7:16, e Números 14:9). “E muitos males e problemas se abaterão sobre ela; e dirá naquele dia: Estes males não me assolam, porque meu Deus não está no meio de mim”? Quando os males e problemas invadissem a nação, o povo perguntaria a causa, e a encontraria no fato de ter sido abandonado por seu Deus; mas o Senhor (“mas eu” em Deuteronômio 31:18 forma a antítese para “eles” em Deuteronômio 31:17) ainda esconderia Sua face, ou seja, porque simplesmente faltar a Deus não é o verdadeiro arrependimento. [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< Deuteronômio 31:14 Deuteronômio 31:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.