Himeneu

Himeneu (Humenaios, assim chamado em referência a Hímen, o deus do casamento, 1Timóteo 1:20; 2Timóteo 2:17) foi um mestre herege em Éfeso, oponente do apóstolo Paulo, que, na primeira referência, é associado a Alexandre, e na segunda, a Fileto.

Sua carreira

É digno de nota que em ambas as passagens onde essas pessoas são mencionadas, o nome de Himeneu ocorre primeiro, mostrando talvez que ele era o líder. No trecho em 1 Timóteo, Himeneu está incluído nos “alguns” que haviam abandonado a fé e uma boa consciência e que haviam naufragado na fé. O apóstolo acrescenta que ele entregou Himeneu e Alexandre a Satanás, para que eles aprendessem a não blasfemar.

Sua negação da ressurreição

No trecho em 2 Timóteo, Himeneu e Fileto estão incluídos entre as pessoas cujas palavras profanas e inúteis aumentarão em direção à impiedade, e cuja palavra “corrói como câncer” (NAA) . O apóstolo declara que Himeneu e Fileto são do número de pessoas como as descritas anteriormente, e ele acrescenta que essas duas pessoas “se desviaram da verdade, afirmando que a ressurreição já aconteceu, e subverteram a fé de alguns”. Então, para orientar Timóteo, ele continua a dizer que o selo sobre o fundamento de Deus é: “O Senhor conhece os que são seus; e todo aquele que invoca o nome do Senhor aparte-se da iniquidade”. A inferência pretendida é que, embora Himeneu e Fileto tenham invocado o nome de Cristo, eles não se afastaram da iniquidade. Não há dúvida quanto à identidade deste Himeneu com a pessoa de mesmo nome em 1 Timóteo. Portanto, os fatos mencionados nas duas epístolas devem ser colocados juntos, ou seja, que embora ele tenha feito uma confissão cristã ao invocar o nome de Cristo, ele não se afastou da iniquidade, mas, por seu ensino profano, avançou em direção à impiedade, e que ele havia abandonado a fé e uma boa consciência e naufragado na fé.

Portanto, o erro de Himeneu e seus dois companheiros se resumiria a isto: eles ensinaram que “a ressurreição já aconteceu”, que não haverá ressurreição do corpo, mas que toda ressurreição significa que a alma desperta do pecado. Esse despertar do pecado já havia ocorrido com eles, assim eles acreditavam, e, portanto, não poderia haver um dia no futuro em que os mortos ouviriam a voz do Filho de Deus e sairiam do túmulo (João 5:28).

Gnosticismo incipiente

Esse ensinamento de Himeneu havia sido até certo ponto bem-sucedido: ele tinha “subvertido a fé de alguns” (2Timóteo 2:18). É impossível definir exatamente a natureza completa desta heresia, mas o que Paulo diz a respeito dela torna evidente que era uma forma incipiente de Gnosticismo. Essa espiritualização da ressurreição derivava da ideia da natureza necessariamente má de toda substância material. Essa ideia imediatamente levou à conclusão de que o corpo humano era essencialmente mau e que, se o homem quisesse alcançar sua verdadeira natureza, ele deveria se livrar da servidão, não do pecado, mas do corpo. Esse desprezo pelo corpo levou à negação da ressurreição em seu sentido literal; e tudo o que Cristo havia ensinado sobre o assunto foi explicado apenas em sentido alegórico, referindo-se à ressurreição da alma do pecado.

Destrói a fé

O ensinamento desse tipo é descrito por Paulo como tendo efeitos semelhantes ao “corroer” causado por uma gangrena. É mortal; ele destrói a fé cristã. Se não fosse eliminado, corromperia a comunidade, pois se não há ressurreição literal dos mortos, então, como Paulo mostra em 1 Coríntios 15, Cristo não ressuscitou; e se a ressurreição literal de Cristo for negada, os crentes cristãos ainda estão em seus pecados, e a religião cristã é falsa.

Entregue a Satanás

A maneira como o apóstolo lidou com esses mestres, Himeneu e seus companheiros, não foi apenas na reafirmação renovada da verdade que eles negaram, mas também ao proferir sentença sobre eles: “a quem entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” Em relação ao significado dessa sentença, existe muita dificuldade de interpretação. Alguns entendem que significa simples excomunhão da igreja. Mas isso parece ser bastante inadequado para esgotar o significado das palavras usadas por Paulo. Outros entendem que significa a imposição de algum sofrimento ou doença corporal. Isso também é insuficiente como explicação. Parece que uma pessoa entregue a Satanás era excluída de todos os privilégios cristãos, era “afastada” do corpo de crentes cristãos e entregue a “Satanás”, o Maligno em sua personalidade mais distintiva (1Coríntios 5:2, 5, 13). Compare os casos de Ananias e Safira (Atos 5) e de Elimas (Atos 13:11).

É importante que o propósito dessa sentença terrível não seja negligenciado. A intenção da punição era claramente corretiva. Tanto no caso de Himeneu e Alexandre quanto no da pessoa tratada em 1 Coríntios 5, a intenção era alcançar um bem final. Em 1 Coríntios, é “para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus”. Da mesma forma, Himeneu e Alexandre são entregues a Satanás, não para sua perdição final, mas para que eles possam aprender, por meio dessa terrível disciplina – pois essa é o significado da palavra traduzida como “aprendam” – a não blasfemar. O propósito dessa disciplina, que eles possam aprender a não blasfemar, mostra o terrível comprimento de impiedade e blasfêmia à verdade cristã a que Himeneu havia chegado.

As “coisas perversas” em Éfeso

Na história de Himeneu e seus companheiros, e em seu ensinamento audacioso e anti-cristão que havia subvertido a fé de alguns, não podemos deixar de ver o cumprimento do que Paulo havia dito muitos anos antes, em sua despedida aos anciãos da igreja em Éfeso: “Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; e dentre vós mesmos surgirão homens que falarão coisas perversas, para atrair os discípulos após si” (Atos 20:29 e seguintes). Foi na igreja de Éfeso que Himeneu , Alexandre e Fileto haviam surgido. A natureza cancerígena de seu ensinamento já foi descrita. [John Rutherfurd, Orr, 1915]