João 16:33

Estas coisas tenho vos dito para que tenhais paz em mim; no mundo tereis aflição; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Comentário do Púlpito

Estas coisas tenho vos dito (ταῦτα; todos os discursos de despedida. O tom dessas últimas palavras de triunfo os lembra das melhores e mais dignas de suas garantias anteriores, suas promessas de paz, coragem e vitória sobre todo o mal e poder deste mundo) para que tenhais paz em mim (Jo 14:27-28). O discurso tem como tema a exposição aos discípulos de seu próprio segredo de paz – o apoio adequado em meio à força esmagadora e à hostilidade feroz do mundo (compare com Salmo 46:2-4, “Embora a terra seja removida…, há um rio”, etc.). Paz é o balanço das forças equilibradoras (Peace is the balance of equilibrating forces); e o ser humano precisa de uma força divina por detrás e dentro dele para enfrentar as tremendas probabilidades dispostas contra ele, nos mistérios da vida, tentação do diabo, enfermidade da carne e antagonismo do mundo, de modo que não precisamos nos surpreender em ouvi-lo dizer: no mundo tereis aflição […] Os discípulos de Cristo podem tomar isso como certo (ver 1Tessalonicenses 1:6; 1Te 3:4), mas o aspecto mais marcante e único da verdadeira fé é que essa tristeza se mistura com um êxtase interior que a transforma em paz. A mistura de medo e amor, da lei com promessa, da justiça com misericórdia, do sentido do pecado com o do perdão, de uma grande paz com uma tribulação esmagadora, é um dos símbolos, sinais ou marcas mais constantes do mente de Cristo.

mas tende bom ânimo […] (compare com Jo 14:1,28).

eu venci o mundo. A sublimidade real desta última palavra, na véspera da Paixão, tornou-se um dos pensamentos perpetuamente recorrentes de João (1João 5:4 e onde o ὁ νίκων é repetidamente evocado). A vitória de Cristo já assegurada a ele passa a ser deles. Portanto, “por antecipação semelhante, temos ἐνίκησαν em Apocalipse 12:11 e ἡ νικήσασα em 1João 5 4”. A vitória, entretanto, já havia sido alcançada sobre as tentações do mundo e sobre a amargura da traição e a vasta soma da ingratidão humana; e isso pode explicar em parte o uso do tempo verbal perfeito: “eu venci”. [Pulpit]

Comentário Dummelow

eu venci o mundo. Veja a sublime visão do Apocalipse, onde Cristo sai “conquistando e para conquistar” (Apocalipse 6:2). A vitória de Cristo sobre o mundo, e a vitória dos crentes através dessa vitória, são temas favoritos do quarto evangelista (ver 1João 2:13-14; 1João 4:4; 1João 5:4; Apocalipse 2:7, Apocalipse 2:11,17,26; Apocalipse 3:5,12,21; Apocalipse 12:11; 15:2; Apocalipse 17:14; Apocalipse 21:7). [Dummelow]

< João 16:32 João 17:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.