Juízes 20:26

Então subiram todos os filhos de Israel, e todo aquele povo, e vieram à casa de Deus; e choraram, e sentaram-se ali diante do SENHOR, e jejuaram naquele dia até à tarde; e sacrificaram holocaustos e pacíficos diante do SENHOR.

Comentário de Keil e Delitzsch

Após esta segunda terrível derrubada, “os filhos de Israel” (ou seja, aqueles que estavam envolvidos na guerra), e “todo o povo”, ou seja, o resto do povo, aqueles membros da congregação que não eram capazes de carregar armas, velhos homens e mulheres, vieram a Betel, para reclamar ao Senhor de sua desgraça, e assegurar Seu favor através de jejuns e sacrifícios. A congregação agora descobriu, a partir desta repetida derrota, que o Senhor havia retirado Sua graça e os estava castigando. Seu pecado, porém, não consistia no fato de que eles tinham começado a guerra em si – pela lei em Deuteronômio 22:22, à qual eles mesmos se referiram nos Juízes 20:13, realmente o exigiam – mas sim no estado de espírito com o qual tinham entrado na guerra, sua forte autoconsciência, e grande confiança em seu próprio poder e poder. Eles tinham realmente perguntado a Deus (Elohim) quem deveria abrir o conflito; mas eles tinham negligenciado a humilhação diante de Jeová, o Deus da aliança, na consciência não apenas de sua própria fraqueza e pecaminosidade, mas também do pesar pela corrupção moral de sua tribo-irmão. Certamente não é sem significado que nos Juízes 20:18 se afirma que “pediram a Deus” (בּאלהים ישׁאלוּ), ou seja, eles simplesmente desejavam uma decisão suprema ou divina quanto à questão de quem deveria liderar a van na guerra; enquanto que, após a primeira derrota, eles choraram diante de Jeová, e perguntaram a Jeová (Juízes 20:23), o Deus pacto, por cuja lei e direito eles estavam prestes a lutar. Mas, mesmo assim, ainda faltava a humildade e a penitência, sem as quais a congregação do Senhor não poderia levar adiante com sucesso o conflito contra os ímpios. A observação dos Juízes 20:22, “O povo se sentiu (mostrou-se) forte, e acrescentou (continuou) para colocar em ordem a guerra”, é completamente expressiva do sentimento da congregação. Eles resolveram sobre a continuação da guerra, na plena consciência de seu poder superior e força numérica; e não foi senão depois que reclamaram ao Senhor de sua desgraça, e perguntaram se deveriam renovar o conflito. A pergunta foi seguida de uma resposta correspondente da parte de Deus, “Suba contra ele”, que certamente sancionou a continuação da guerra, mas não deu nenhuma promessa quanto ao resultado, porque o povo, pensando que poderia ter certeza do sucesso, não havia perguntado nada sobre isso. Foi só depois da segunda derrota severa, quando 22.000 e 18.000, a décima parte de todo o exército, haviam caído, que eles se humilharam diante do Senhor. Eles não só choraram por causa da calamidade que lhes havia acontecido, mas jejuaram no mesmo dia diante do Senhor, – sendo o jejum a expressão manifesta da dobra do coração diante de Deus, – e ofereceram holocaustos e ofertas de paz. Os shelamim aqui não são ofertas de agradecimento, mas ofertas supracitadas, apresentadas para implorar a graciosa assistência de Deus, e para comemorar o gozo da comunhão com o Senhor, através da refeição sacrificial associada a este sacrifício (como nos Juízes 21:4; 1Samuel 13:9; 2Samuel 24:25). [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< Juízes 20:25 Juízes 20:27 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.