Mateus 8:26

E ele lhes perguntou: ‘Por que vocês estão com medo, homens de pequena fé?’ Então se levantou e repreendeu os ventos e o mar; e houve grande calmaria.

A fé deles era pequena pois tinham medo morrer enquanto estavam a bordo do Salvador adormecido: eles não podem ser tidos como infiéis, pois recorreram a esse Salvador para ajudá-los. Assim, Ele reconhece a fé que eles tinham; responde à oração da fé, trazendo calmaria à situação: mas os repreende por não terem uma fé mais forte e firme para confiar nEle mesmo quando Ele parecia insensível ao perigo que corriam.

A aplicação simbólica desta situação é muito impressionante para ter escapado à atenção geral. O Salvador com a companhia de Seus discípulos no navio jogado sobre as ondas, parecia uma reprodução típica da Arca levando a humanidade sobre o dilúvio, e um prenúncio da Igreja sacudida pelas tempestades deste mundo, mas tendo Ele sempre com ela. E a aplicação pessoal é de conforto e fortalecimento da fé, no perigo e na dúvida.

Jesus acordou, indiferente à situação, e dirigiu-se primeiro a eles e os repreendeu por seus temores. Ele ressaltou que o problema deles residia em não terem fé suficiente. Pois se eles realmente O tivessem reconhecido pelo que Ele era, teriam aceitado que nenhum barco que O carregava teria permissão para afundar. Ele estava seguro nas mãos de Seu Pai. E a partir disso concluiriam que estavam seguros com Ele, pois eram Seus seguidores escolhidos. Isso, sem dúvida, mais tarde lhes daria a garantia de que estavam nas mãos de Deus (mesmo quando um deles foi martirizado – Atos 12:2). [Pett, 2013]

Comentário de A. T. Robertson 🔒

Conteúdo exclusivo para assinantes. Clique aqui e conheça todos os benefícios de assinar o Apologeta.
< Mateus 8:25 Mateus 8:27 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.