Romanos 16:13

Saudai Rufo, o escolhido no Senhor, e a mãe dele, e minha também.

Comentário de David Brown

no Senhor – não significa “quem é um dos eleitos”, como todo crente é, mas “a escolha” ou “precioso” no Senhor. (Veja 1Pedro 2:4; 2João 1:13). Nós lemos em Marcos 15:21 que Simão de Cirene, que foi compelido a levar a cruz do nosso Senhor, foi “o pai de Alexandre e Rufo”. A partir disso concluímos naturalmente que quando Marcos escreveu seu Evangelho, Alexandre e Rufo devem ter foram bem conhecidos como cristãos entre aqueles por quem ele esperava que seu Evangelho fosse lido pela primeira vez; e, com toda a probabilidade, isso era exatamente aquele “Rufus”; Nesse caso, nosso interesse é aprofundado pelo que se segue imediatamente sobre sua mãe.

mãe dele, e minha – O apóstolo a chama de “sua mãe mãe”, ou seja, tão pouco toda a sua alma idosa que crê Sua mãe (Mateus 12:49-50), mas em homenagem às suas atenções maternas para si mesmo, sem dúvida, pelo amor de seu mestre, e pelo amor que ela nutria por seus servos honrados. Para o que parece muito provável que seja a conversão de Simão, o Cireneu, datada de dia memorável em que “passava [despreocupadamente] por ele, como ele veio do campo” (Marcos 15:21), “eles o compeliram a carregar a” cruz do Salvador. Doce compulsão, que se viu em sua tomada voluntária de sua própria vida! O que é um amor natural, a sua mulher, uma seria, e que este casal crente, agora “herdeiros da graça da vida” (1Pedro 3:7), como ele tem dois filhos, Alexandre e Rufo, uma honra que, inadvertidamente, já havia sido A partir do momento em que são profundos e perdidos para todos os cristãos, poderá ser feita uma criação de ambos para Cristo. Neste caso, supondo que o mais velho dos dois tenha partido para estar com Cristo antes que esta carta fosse escrita, ou que estivesse residindo em algum outro lugar, e Rufus deixado sozinho com sua mãe, quão instrutivo e belo é o testemunho aqui dado a ela! [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< Romanos 16:12 Romanos 16:14 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.