Romanos 4:25

que foi entregue por nossos pecados, e ressuscitou para a nossa justificação.

Comentário Barnes

que foi entregue – à morte; compare as notas em Atos 2:23 .

por nossos pecados – Por causa de nossos crimes. Ele foi entregue à morte para fazer expiação pelos nossos pecados.

e ressuscitou – dentre os mortos.

para a nossa justificação – Por causa de nossa justificativa. Para que possamos ser justificados. A palavra “justificação” aqui parece ser usada em um sentido amplo, para denotar aceitação por Deus; incluindo não meramente o ato formal pelo qual Deus perdoa os pecados, e pelo qual nos reconciliamos com ele, mas também a conclusão da obra – o tratamento de nós como justos, e nos elevando a um estado de glória. Pela morte de Cristo uma expiação é feita pelo pecado. Se for perguntado como sua ressurreição contribui para a nossa aceitação por Deus, podemos responder,

(1) Tornou seu trabalho completo. Sua morte teria sido inútil, sua obra teria sido imperfeita, se ele não tivesse ressuscitado dos mortos. Ele se submeteu à morte como um sacrifício, e era necessário que ele ressuscitasse, e desse modo vencesse a morte e subjugasse nossos inimigos, para que a obra que empreendeu pudesse ser concluída.

(2) sua ressurreição foi uma prova de que sua obra foi aceita pelo Pai. O que ele havia feito, a fim de que os pecadores pudessem ser salvos, foi aprovado. Nossa justificativa, portanto, tornou-se certa, pois foi por isso que ele se entregou à morte.

(3) sua ressurreição é a fonte principal de todas as nossas esperanças e de todos os nossos esforços para sermos salvos. Vida e imortalidade são assim trazidas à luz, 2Timóteo 1:10 . Deus “nos gerou novamente para uma esperança viva (uma esperança viva, ativa e real), pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”, 1Pedro 1:3. Assim, o fato de ele ter ressuscitado se torna a base da esperança de que seremos criados e aceitos por Deus. O fato de que ele foi ressuscitado, e de que todos os que o amam também serão ressuscitados, torna-se um dos motivos mais eficientes para buscarmos ser justificados e salvos. Não há motivo mais elevado que pode ser apresentado para induzir o homem a buscar a salvação do que o fato de que ele talvez tenha ressuscitado da morte e da sepultura e se tornado imortal. Não há prova satisfatória de que o homem possa ser ressuscitado, exceto a ressurreição de Jesus Cristo. Nessa ressurreição, temos a promessa de que todo o seu povo se levantará. “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que dormem em Jesus Deus os trará consigo”, 1Tessalonicenses 4:14 . “Porque eu vivo”, disse o Redentor, “vós também vivereis”,; compare com 1Pedro 1:21 . [Barnes, aguardando revisão]

< Romanos 4:24 Romanos 5:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.