Salmo 41:2

O SENHOR o guardará, e o manterá vivo; ele será bem-aventurado na terra; e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.

Comentário Barnes

O SENHOR o guardará, e o manterá vivo – Esta é uma declaração mais avançada do mesmo princípio, e se refere a uma regra geral, não universal na administração divina, que atos de piedade serão parcialmente recompensados ​​na terra; ou que o favor divino será mostrado àqueles que tratam bem os outros. Este princípio é freqüentemente mencionado nas Escrituras. Veja Salmo 1:3 , nota; Salmo 37:3-4 , nota; Salmo 37:11 , nota; Salmo 37:23-26 , nota; Salmo 37:37 , nota; compare Mateus 5:5 ; 1Timóteo 4:8. A aplicação particular aqui é que se alguém mostrasse bondade para com aquele que estava enfermo ou debilitado pela doença, ele poderia esperar que Deus se interporia em seu caso em circunstâncias semelhantes, e o “preservaria” ou “o manteria vivo. ” É claro que isso deve ser considerado como uma declaração feita de acordo com o princípio geral. Não deve ser interpretado como ensinando que isso seria universalmente verdadeiro, ou que aquele que fez isso nunca morreria, mas o significado é que ele poderia buscar ajuda e favor divino especial, quando por sua vez estivesse doente.

ele será bem-aventurado na terra – Isso está de acordo com a doutrina observada acima, e tão freqüentemente mencionada nos Salmos e em outros lugares, que o efeito da religião será o de promover a felicidade e a prosperidade nesta vida.

e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos – Margem:”Não livras.” A margem, talvez, expresse mais corretamente o sentido do original, mas ainda é uma expressão da crença confiante do salmista de que isso não ocorrerá; uma crença expressa aqui mais na forma de uma oração do que de uma afirmação direta. A ideia é que ele encontraria Deus para ser um defensor e um ajudante quando fosse atacado por seus inimigos. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 41:1 Salmo 41:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.