Salmo 45:5

Tuas flechas são afiadas no coração dos inimigos do Rei; povos cairão debaixo de ti.

Comentário Barnes

Tuas flechas são afiadas no coração dos inimigos do Rei. O processo de “pensamento” no versículo parece ser este: Primeiro. As “setas” são vistas como pontiagudas ou penetrantes. Segundo. As “pessoas” são vistas caindo quando aquelas flechas são disparadas. Terceiro. Vê-se que aqueles que caem são os “inimigos do rei” e que as flechas perfuraram o “coração”. A palavra “agudo” é aplicada às flechas para denotar que elas foram adaptadas para “perfurar”. Às vezes as flechas são embotadas ou com uma ponta grossa, mais adaptadas para golpear com força do que para ferir por meio de penetração. O arco e a flecha eram instrumentos comuns nas guerras antigas, e foram usados ​​principalmente por aqueles que saíram para a batalha em uma carruagem. Compare 1Reis 22:34 ;2 Reis 9:21-24 . No que diz respeito ao Messias, a referência aqui é, obviamente, à “verdade” e ao poder dessa verdade em penetrar nos corações das pessoas. Compare as notas em Hebreus 4:12 .

no coração dos inimigos do Rei – Ou seja, as “verdades” declaradas pelo Messias, o rei conquistador, penetrariam profundamente na alma e matariam o pecador, o inimigo do rei, ou seja, do Messias. A ideia é que a verdade produziria um efeito sobre as esperanças do pecador – sua autoconfiança – sua vida “como” pecador – como aquela que a flecha faz quando penetra no coração. Compare Romanos 7:9 : “Pois eu estava vivo sem a lei uma vez, mas, quando veio o mandamento, reviveu o pecado e eu morri.” Veja também as notas em Romanos 7:10-11 .

povos cairão debaixo de ti – Como o efeito das flechas; como o efeito da verdade. A representação é a da vitória. Como aqui representado, é a vitória da verdade; uma conquista submetendo as pessoas à autoridade e ao reino de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 45:4 Salmo 45:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.