Salmo 49:15

Mas Deus resgatará a minha alma da violência do mundo dos mortos, pois ele me tomará consigo. (Selá)

Comentário Barnes

Mas Deus resgatará a minha alma da violência do mundo dos mortos – literalmente, “das mãos do Seol”; isto é, do domínio da morte. A mão é um emblema de poder, e aqui significa que a morte ou Sheol detém o domínio sobre todos aqueles que estão na sepultura. O controle é absoluto e ilimitado. O túmulo ou Sheol é aqui personificado como se reinasse ali, ou estabelecesse um império ali. Compare as notas em Isaías 14:9 . Sobre a palavra “redimir”, veja as referências nas notas do Salmo 49:7 .

pois ele me tomará consigo – literalmente, “ele me levará”. Ou seja, Ele me tirará do túmulo; ou, Ele vai me levar “para” si mesmo. A idéia geral é que Deus o tomaria e o salvaria do domínio da sepultura; daquele poder que a morte exerce sobre os mortos. Isso significaria que ele seria preservado de descer à sepultura e retornar à corrupção ali; ou, que doravante ele seria resgatado do poder da sepultura em um sentido que não se aplicaria em relação ao homem rico. O primeiro evidentemente não pode ser a idéia, visto que o salmista não tinha esperança de escapar da morte; ainda assim, pode haver uma esperança de que o domínio da morte não seria permanente e duradouro, ou que haveria uma vida futura, uma ressurreição da sepultura. Parece-me, portanto, que esta passagem,Salmo 49:14 , “pela manhã”, e as passagens mencionadas nas notas desse versículo, baseia-se na crença de que a morte não é o fim de um homem bom, mas que ele ressuscitará e viverá em uma estado superior e melhor. Foi essa consideração que deu tanto conforto ao salmista ao contemplar todo o assunto; e a idéia, assim ilustrada, é substancialmente a mesma declarada pelo Salvador em Mateus 10:28 :”Não temas os que matam o corpo, mas não podem matar a alma”. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 49:14 Salmo 49:16 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.