Salmo 77:13

Deus, santo é o teu caminho; quem é deus tão grande como nosso Deus?

Comentário Barnes

TDeus, santo é o teu caminho – Lutero traduz isso, “Ó Deus, o teu caminho é santo.” Prof. Alexander, “Ó Deus, na santidade está o teu caminho.” DeWette, “Ó Deus, santo é o teu caminho.” A palavra traduzida como “santuário” – קדשׁ qôdesh – significa propriamente “santidade”. Não é a mesma palavra que no Salmo 73:17 é traduzida como “santuário” – מקדשׁ miqdâsh. A palavra aqui empregada, entretanto, pode significar um lugar santo, um santuário, como o tabernáculo Êxodo 28:43 ; Êxodo 29:30 , ou o templo 1Reis 8:8 ; 2Crônicas 29:7. Nesta passagem, a palavra é ambígua. Isso significa que o caminho de Deus é santo ou em santidade; ou, que está no santuário, ou lugar santo. Se for o primeiro, é uma declaração do resultado ao qual o salmista veio com respeito ao caráter divino, a partir da contemplação de seus feitos. Se for o último, significa que o caminho de Deus – os verdadeiros princípios da administração divina – devem ser aprendidos no lugar onde ele é adorado, e pelos princípios ali apresentados. Compare as notas do Salmo 73:17 . Parece-me que a primeira é a interpretação correta, pois está mais de acordo com o escopo da passagem.

quem é deus tão grande como nosso Deus? – Em grandeza ninguém pode ser comparado a ele. Ele é supremo sobre tudo. Esta é a primeira reflexão do salmista a respeito de Deus – que ele é grande; que ele é superior a todos os outros seres; que ninguém pode ser comparado a ele. A inferência evidente disso na mente do salmista, quanto ao assunto de sua investigação, é que é de se esperar que haverá coisas em sua administração que o homem não pode esperar entender; que um julgamento precipitado e repentino não deve ser formado em relação a ele de suas ações; que as pessoas deveriam esperar pelo desenvolvimento de seus planos; que ele não deve ser condenado porque há coisas que não podemos compreender, ou que parecem ser inconsistentes com a bondade. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 77:12 Salmo 77:14 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.