Salmo 91:12

Pelas mãos te levarão, para que não tropeces teu pé em alguma pedra.

Comentário de A. R. Fausset

Pelas mãos te levarão, para que não tropeces teu pé em alguma pedra – ou seja, uma pedra de tropeço, ou um perigo tal que encontra o homem de Deus em seu percurso de vida, sem que ele o busque, ou corra precipitadamente e presunçosamente nele. Portanto, a passagem deriva desta, Provérbios 3:23:”Então (se guardares o temor do Senhor, que é a sabedoria) andarás no teu caminho com segurança, e o teu pé não tropeçará”. O tentador suprimiu essa importante qualificação da promessa; Satanás também omitiu “em todos os seus caminhos”. Se o crente sai de seu caminho para se colocar num perigo desnecessário, ele não pode buscar a proteção de Deus (Mateus 4:6). Ele está “tentando o Senhor” – isto é, testando desnecessariamente o poder e a fidelidade de Deus, como Israel “tentou o Senhor, dizendo:Está o Senhor no meio de nós ou não?” (Êxodo 17:7). “Todos os caminhos de Cristo”, como homem (que se quer dizer principalmente aqui), eram aqueles de fé reverente implícita e dependência filial de Deus; portanto, em Seu caso, “todos os seus caminhos” equivalem a todos os caminhos corretos; e assim os anjos de Deus sempre O guardaram “em todos os seus caminhos”. [JFU]

< Salmo 91:11 Salmo 91:13 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.