Atos 10:5

E agora envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.

Comentário Schaff

E agora envia homens a Jope. A menção exata do lugar é muito enfática: e se repete tanto no relato dado por Cornélio a Pedro (Atos 10:32), quanto na declaração apologética feita por Pedro diante dos apóstolos e anciãos (Atos 11:13). Devemos notar, também, com que força definida Jope é incidentalmente chamada em Atos 10:8; Atos 10:23 e Atos 11:5. Tudo isso faz parte da afirmação explícita dos fatos da história como literalmente verdadeiros. Para a conexão com a parte anterior da história, veja nota em Atos 10:1.

Simão, que tem por sobrenome Pedro. É muito observável que esta frase exata em sua completude é encontrada quatro vezes nesta narrativa (veja Atos 10:18; Atos 10:32 e Atos 11:13). Os mensageiros usam-no quando vêm de Cesareia a Jope e falam com o próprio Pedro: Cornélio o aduz em seu relato das razões que o levaram a enviar a Jope; e Pedro a apresenta novamente, quando justifica sua própria conduta diante dos apóstolos e anciãos em Jerusalém. Somos, é claro, lembrados do próprio nome enfático do Senhor de Simão por um novo nome (João 1:42; Mateus 16:18). Esta reiteração nos Atos dos Apóstolos é um elo expressivo entre aquele livro e a história contida nos Evangelhos; e aponta nossos pensamentos para o cumprimento ou parte do cumprimento da profecia de nosso Senhor a respeito de Pedro. Mas podemos ver outra razão para essa reiteração e precisão. A designação exata do homem que deveria levar o Evangelho a Cornélio é uma parte essencial da transação. A direção Divina é perceptível em cada ato e cada palavra registrada. 1

A designação exata de Pedro deve ser cuidadosamente observada, também, de outro ponto de vista. Cornélio deveria ser levado ao conhecimento de Cristo pela instrumentalidade de um homem, não diretamente pelo anjo que lhe apareceu. Isto está em harmonia com o método usual de Deus de trabalhar nas coisas espirituais. Além disso, ele deve ser levado a esse conhecimento por um apóstolo. Este não era um caso comum de conversão. Filipe, o Evangelista, provavelmente estava então em Cesaréia (Atos 8:40, veja Atos 21:8); mas isso não bastaria. Reuss observa que o batismo de Cornélio por um apóstolo provavelmente causaria agitação e barulho em toda a Palestina. O apóstolo, também, era para ser Pedro, um dos mais judaicos Dean Alford tem uma boa nota aqui sobre o risco iminente de festa, que foi assim evitado. Veja também a Igreja dos Primeiros Dias de Dean Vaughan. Todas as partes do esquema Divino são vistas juntas nesta crise. De Pressense destaca o quão importante era que o apóstolo mais ativo e influente fosse conquistado. As ocorrências em Samaria (Atos 8:14-17) ainda não haviam removido todos os seus preconceitos. [Schaff, aguardando revisão]

< Atos 10:4 Atos 10:6 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.