Ceia do Senhor

(1Coríntios 11:20), também chamada “a mesa do Senhor” (1Coríntios 10:21), “comunhão”, “cálice da bênção” (1Coríntios 10:16) e “partir o pão” (Atos 2:42).

Naum Igreja primitiva, também se chamava “eucaristia”, ou agradecimento (comp. Mateus 26:27), e geralmente pela “missa” da Igreja latina, um nome derivado da fórmula da dissensão, Ite, missa est, isto é, “vai, está descarregado”.

O relato da instituição dessa ordenança é dado em Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25; Lucas 22:19-20 e 1Coríntios 11:24-26. Não é mencionado por João.

Foi projetado, (1.) Para comemorar a morte de Cristo: “Isto faz em memória de mim.” (2) Significar, selar e aplicar aos crentes todos os benefícios da nova aliança. Nesta ordenança, Cristo ratifica as suas promessas ao seu povo e, da sua parte, solenemente se consagram a ele e a todo o seu serviço. (3.) Ser um distintivo da profissão cristã. (4.) Indicar e promover a comunhão dos crentes com Cristo. (5.) Representar a mútua comunhão dos crentes uns com os outros.

Os elementos usados ​​para representar o corpo e o sangue de Cristo são pão e vinho. O tipo de pão, fermentado ou não fermentado, não é especificado. Cristo usou o pão ázimo simplesmente porque estava naquele momento na mesa pascal. O vinho, e nenhum outro líquido, deve ser usado (Mateus 26:26-29). Os crentes “se alimentam” do corpo e sangue de Cristo, (1) não com a boca de qualquer maneira, mas (2) somente pela alma, e (3) pela fé, que é a boca ou a mão da alma. Isso eles fazem (4) pelo poder do Espírito Santo. Esta “alimentação” em Cristo, no entanto, ocorre não somente na Ceia do Senhor, mas sempre que a fé nele é exercida.

Esta é uma ordenança permanente na Igreja de Cristo, e deve ser observada “até que ele venha” novamente.

O que é a transubstanciação?

A Igreja Católica Romana defende a transubstanciação. Veja de que maneira esta doutrina é diferente do entendimento evangélico da Ceia através da explicação do Bispo Walter McAlister (vídeo de 5 minutos).

Assistir vídeo no Youtube.

Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary (Lord’s Supper).