Colossenses 2:17

essas coisas são a sombra das coisas futuras, mas a realidade pertence a Cristo.

Comentário A. R. Fausset

as coisas por vir – as bênçãos da aliança cristã, a substância da qual as ordenanças judaicas eram apenas o tipo. Compare as “idades vindouras”, isto é, a dispensação do evangelho (Efésios 2:7). Hebreus 2:5, “o mundo vindouro”

mas a realidade pertence a Cristo – A substância real (das bênçãos tipificadas pela lei) pertence a Cristo (Hebreus 8:5; Hebreus 10:1). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

Comentário de L. B. Radford

essas coisas são a sombra das coisas futuras. Filo compara a letra dos oráculos divinos à sombra, e o poder por trás da letra à substância. No Novo Testamento, a palavra sombra é usada para denotar (1) o material e o visível em contraste com o espiritual e o invisível, por exemplo. Hebreus 8:5, onde o templo terreno e sua adoração são ‘uma cópia e uma sombra do celestial’, (2) o tipo profético em contraste com seu cumprimento futuro, aqui e em Hebreus 10:1, onde a lei é descrita como ‘tendo uma sombra das coisas boas vindouras, não a própria imagem das coisas’, a sombra estando lá distinguida tanto da realidade da futura dispensação da graça quanto da apresentação perfeita até mesmo da idéia dessa dispensação em Formato. A lei era um prenúncio profético, mas mesmo como profecia era imperfeita; era uma sombra e não uma imagem, um contorno indistinto e não uma expressão completa. Aqui a metáfora de uma sombra “implica tanto a insubstancialidade quanto a superação” do ritual mosaico.

das coisas futuras. O particípio grego assim traduzido é usado em geral para o futuro em contraste com o presente em Romanos 8:38, 1Coríntios 3:22, Hebreus 11:20. Em outros lugares é usado para descrever a ira do julgamento divino, Mateus 3:7, Lucas 3:7, Atos 24:25; a era vindoura, Mateus 12:32, Efésios 1:21, Heb. 6:5; o Salvador destinado, Romanos 5:14; a dispensação cristã, suas bênçãos, Hebreus 9:11, 10:1; sua fé, Gálatas 3:23; sua glória final, Romanos 8:18, 1Pedro 5:1; a vida futura, 1 Timóteo 4:8; a cidade eterna, Hebreus 13:14 . A religião cristã, a realização das esperanças daqueles que olharam para frente no passado, está sempre olhando e apontando para coisas ainda maiores no futuro.

mas a realidade pertence a Cristo. É verdade que ‘o cristianismo é Cristo’, a realidade prefigurada por todos os tipos e preparações rituais e doutrinárias, mas ‘o corpo’ não é o próprio Cristo, mas as coisas por vir”, a vida cristã, ou sua incorporação na Igreja. E esta realidade, a substância da qual toda lei e todo tipo era apenas um prenúncio, não é meramente encontrada em Cristo; é Sua possessão e Seu dom. Os colossenses não são confrontados com as alternativas de manter a sombra ou adquirir a realidade. Como membros de Cristo já estão de posse da realidade; daí a insensatez de retornar à sombra, ou melhor, tentar combinar a realidade com a sombra.

Corpo aqui significa a substância em oposição à sombra que lança diante do buscador da verdade e da justiça, que pode ou não olhar para frente e ver a substância. Mas sugere talvez também a ideia do todo em contraste com qualquer coisa menos. Mesmo a soma total dos benefícios derivados do ascetismo mais bem intencionado não era nada em comparação com a plenitude da experiência cristã. Só poderia lidar com fragmentos de vida, enquanto Cristo é a realização de toda a vida. Alguns intérpretes cristãos primitivos, por exemplo Agostinho, interpretando mal a construção da sentença, tomou o corpo para se referir à Igreja, ‘corpus autem Christi nemo vos convincat’, ou seja, ‘ninguém vos condene, que sois o Corpo de Cristo’. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 2:16 Colossenses 2:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.