Colossenses 4:18

Esta saudação é da minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça esteja convosco.

Comentário A. R. Fausset

A saudação de autógrafos de Paulo (1Coríntios 16:21; 2Tessalonicenses 3:17), atestando que a carta anterior, embora escrita por um amanuense, é dele mesmo.

Lembrai-vos das minhas prisões – Já neste capítulo ele mencionou seus “laços” (Colossenses 4:3) e novamente Colossenses 4:10, um incentivo para que eles deveriam amar e orar (Colossenses 4:3) por ele; e ainda mais, que deveriam, em obediência reverente a suas monções nesta epístola, afastar-se do falso ensinamento aqui estigmatizado, lembrando que um conflito (Colossenses 2:1) ele tinha em seu favor em meio aos seus laços. “Quando lemos sobre suas correntes, não devemos esquecer que elas se moveram sobre o papel enquanto ele escrevia; sua mão [direita] estava acorrentada à [mão esquerda do] soldado que o mantinha ”(Alford).

A graça esteja convosco – grego, “a graça” que todo cristão desfruta em certo grau, e que flui de Deus em Cristo pelo Espírito Santo (Tito 3:15; Hebreus 13:25) [Fausset, aguardando revisão]

Comentário de L. B. Radford

Esta saudação é da minha mão, de Paulo. Esta notificação ocorre apenas em 2Tessalonocenses 3:17 e 1Coríntios 16:21, mas a partir da nota adicional em 2Tessalonocenses 3:17, que é o sinal em todas as epístolas, pode-se inferir com segurança que a saudação final está na caligrafia do próprio apóstolo mesmo quando ele não declara o fato. Com exceção de Filemom, que a partir do versículo 19 parece ter sido escrito inteiramente pelo próprio Paulo, todas as epístolas de Paulo foram ditadas, não a um amanuense profissional (latim notarius, Grego tachygraphos), mas a algum companheiro de educação adequada. A propósito, pode-se observar que, a menos que a frase ‘em cada epístola’ seja tomada como uma indicação da prova de autenticidade de futuras epístolas – e é improvável que Paulo estivesse contemplando uma grande correspondência com igrejas próximas e distantes – então a palavra ‘toda implica algo mais do que 1 e 2 Tessalonicenses. Sugere que já existiam cartas de Paulo que não sobreviveram. O propósito desta assinatura pessoal era duplo. Era uma garantia de autenticidade, já aparentemente necessária (2Tessalonocenses 2:2), e era um toque de intimidade pessoal.

Lembrai-vos das minhas prisões. Compare com referência a sua prisão em Filemom 9, Efésios 3:1; 4:1, e à própria cadeia em Filemom 13, Efésios 6:20. Ao estender a mão para a caneta, ele sentiria o arrastar da corrente em seu pulso. Daí talvez “a singular brusquidão do pedido” (Abbott). É (1) um apelo por simpatia, (2) um encorajamento em suas próprias aflições por causa do Evangelho, (3) uma reivindicação patética de uma autoridade baseada no sacrifício. Aquele que está sofrendo por Cristo tem o direito de falar em nome de Cristo’, Lightfoot. compare com o apelo em Gálatas 6:17 às marcas de Jesus, os sinais de sofrimento marcados em seu corpo, como um apelo contra a perseguição de seus oponentes e como um sinal da proteção de seu Senhor. A lembrança pela qual ele implora aqui poderia se mostrar na intercessão pela preservação do apóstolo e na lealdade à verdade do Evangelho, pela qual ele falou em suas cartas e sofreu em sua vida.

A graça esteja convosco. A carta termina, como começou, com uma oração de bênção pela graça que é o influxo do amor de Deus em seus corações e vidas. Esta bênção é a conclusão constante de todas as cartas de Paulo. Em todas as epístolas anteriores (Tessalonicenses, Romanos, Coríntios, Gálatas, Filipenses) a graça é definida como ‘a graça do (nosso) Senhor Jesus (Cristo). Em todas as epístolas posteriores (Colossenses, Efésios, Timóteo, Tito) é simplesmente graça. O grego tem a graça, ou seja, ‘a graça que você conhece, a graça que transcende todos os outros sentidos da palavra’. Este uso absoluto da palavra é, portanto, ‘uma nota cronológica’; é fruto e concentração de uma longa experiência de vida cristã e de serviço apostólico.

[Amém] é acrescentado no final de cada epístola, exceto Efésios. Provavelmente é parte do texto original em Gálatas e talvez em 1Coríntios em Romanos 16:27 (no final da epístola) é original, mas não depois da ‘graça’ em 16:20. Nestes casos é a última palavra da alma do Apóstolo, um selo de fé e oração estampado não apenas na bênção final, mas em toda a carta. Nas outras epístolas, incluindo Colossenses, a adição penetrou nos manuscritos por meio de assimilação às epístolas nas quais a palavra era original, e talvez também sob a influência do costume litúrgico de encerrar a leitura das Escrituras com um amém de bênção sobre a audição da lição. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 4:17 1 Tessalonicenses 1:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.