Deuteronômio 13:1

Quando se levantar em meio de ti profeta, ou sonhador de sonhos, e te der sinal ou prodígio,

Comentário de Robert Jamieson

Quando se levantar em meio de ti profeta – Os conselhos especiais que se seguem surgiram do preceito geral contido em Deuteronômio 12:32; e o significado deles é que toda tentativa de seduzir os outros do curso do dever que esse padrão divino de fé e culto prescreve deve não apenas ser vigorosamente resistido, mas o sedutor punido pela lei da terra. Isso é exemplificado em três casos de sedução à idolatria.

profeta – isto é, alguma pessoa notável reivindicando o caráter e a autoridade do ofício profético (Números 12:6; 1Samuel 10:6), realizando proezas de destreza ou poder em apoio de suas pretensões, ou mesmo prevendo eventos que ocorreu como ele predisse; como, por exemplo, um eclipse que um conhecimento da ciência natural poderia permitir-lhe antecipar (ou, como Caifás, Jo 18:14). Se o objetivo de tal pessoa é seduzir o povo da adoração do verdadeiro Deus, ele é um impostor e deve ser condenado à morte. Nenhum prodígio, por maravilhoso que seja, nenhuma autoridade humana, por grande que seja, deve ser autorizada a abalar sua crença no caráter divino e na verdade de uma religião tão solenemente ensinada e tão terrivelmente atestada (compare Gálatas 1:8). Os judeus modernos apelam para essa passagem como justificando sua rejeição a Jesus Cristo. Mas Ele possuía todas as características de um verdadeiro profeta, e Ele estava tão longe de alienar o povo de Deus e Sua adoração que o grande objetivo de Seu ministério era levar a uma observância mais pura, mais espiritual e perfeita da lei. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

< Deuteronômio 12:32 Deuteronômio 13:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.