Deuteronômio 14:23

E comerás diante do SENHOR teu Deus no lugar que ele escolher para fazer habitar ali seu nome, o dízimo de teu grão, de teu vinho, e de teu azeite, e os primogênitos de tuas manadas, e de tuas gados, para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.

Comentário de Keil e Delitzsch

(22-23) Como os israelitas deveriam santificar seus alimentos, por um lado, positivamente pela abstinência de tudo o que é impuro, por outro, deveriam fazê-lo negativamente, entregando os dízimos e primogênitos no lugar onde o Senhor faria habitar Seu nome, e realizando refeições festivas na ocasião, alegrando-se ali diante de Jeová seu Deus. Esta lei é introduzida com o preceito geral: “Tu dirás todo o produto de tua semente que crescer fora do campo (יצא constrói com um acusativo, como em Gênesis 9:10, etc.) ano após ano” (שׁנה שׁנה, ou seja todos os anos; compare com Ewald, 313, a.), que recorda as leis anteriores relativas ao dízimo (Levítico 27:30, e Números 18:21, Números 18:26.), sem repeti-las uma a uma, com o propósito de vincular na injunção para celebrar as refeições de sacrifício no santuário dos dízimos e primogênitos. Moisés já havia ordenado (Deuteronômio 12:6.) que todas as refeições sacrificiais fossem feitas no santuário, e havia então aludido às refeições sacrificiais a serem preparadas a partir do dízimo, embora apenas causalmente, pois ele pretendia falar mais completamente sobre elas depois. Isto ele faz aqui, e inclui também os primogênitos, na medida em que a apresentação deles era geralmente associada à dos dízimos, embora apenas causalmente, pois ele pretende voltar aos primogênitos, o que ele faz em Deuteronômio 15:19. A conexão entre os dízimos dos frutos do solo e os primogênitos do gado que se dedicavam às refeições de sacrifício, e os dízimos e primogênitos que deviam ser entregues aos levitas e sacerdotes, já discutimos em Deuteronômio 12. As refeições sacrificiais deveriam ser realizadas diante do Senhor, no lugar onde Ele fez habitar Seu nome (ver em Deuteronômio 12:5), para que Israel aprendesse a temer sempre a Jeová seu Deus; não, porém, como Schultz supõe, que pela confissão de sua dependência dEle ele se acostumasse cada vez mais ao sentimento de dependência. Pois o temor do Senhor não é apenas um sentimento de dependência dEle, mas também inclui a noção de bênção divina, que é a idéia predominante aqui, pois as refeições sacrificiais eram para fornecer a ocasião e o objeto do regozijo diante do Senhor. O verdadeiro significado, portanto, é que Israel possa regozijar-se com santa reverência na comunhão de seu Deus. [Keil e Delitzsch, aguardando revisão]

< Deuteronômio 14:22 Deuteronômio 14:24 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.