Êxodo 34:7

Que guarda a misericórdia em milhares, que perdoa a iniquidade, a rebelião, e o pecado, e que de nenhum modo justificará ao malvado; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos, sobre os de terceira, e quarta gerações.

Comentário de Robert Jamieson

Que guarda a misericórdia em milhares. A Septuaginta tem:dikaiosuneen diateeroon kai eleos eis chiliadas, mantendo a justiça e a misericórdia. A versão aramaica tem por “milhares” – ‘por mil gerações’.

que perdoa a iniquidade, a rebelião, e o pecado. Esses três termos não devem ser separados ou considerados repetições sem sentido da mesma ideia. Eles descrevem diferentes fases e tons de culpa do mal, transgressões, ofensas – pecados cometidos tanto contra Deus quanto contra o homem – pecados de natureza moral e positiva.

e que de nenhum modo justificará ao malvado;. Esta tradução, que sugere a vingança divina sobre os pecadores, e é comumente considerada como um acréscimo, para corrigir impressões errôneas da bondade ilimitada de Deus – para mostrar, em suma, que Ele é justo e justo, bem como benevolente e misericordioso – é bastante incoerente com a ocasião, bem como com o objetivo desta proclamação, que era, em resposta à solicitude e oração de Moisés pelo povo de Israel, para anunciar sua especial bondade no trato com aquela nação escolhida. Mas a palavra “culpado”, estando em itálico, é um suplemento impróprio de nossos tradutores. Gesenius, que traduz as palavras, ‘mas nem sempre deixará impune’, conecta-as com a cláusula anterior; de modo que a passagem ficará assim:’mantendo misericórdia de milhares, mas nem sempre perdoando os culpados’ (Nah 1:3).

Mas outros, preferindo outro significado do verbo, dado também por aquele lexicógrafo, ser vago, vazio, destruído, traduzem essas palavras, em conexão com o contexto subsequente, assim – `mas não irei esvaziar totalmente ou destruir, embora visite o iniquidades ‘, etc. Esta tradução está de acordo com Jeremias 25:29; Jeremias 30:11; Jeremias 46:28; Jeremias 49:12; Nah 1:3, onde a mesma frase, embora traduzida em nossa versão, “Não te deixarei totalmente impune” – os melhores comentaristas preferem, como exige o paralelismo, ‘Não te destruirei totalmente’; e com Números 14:18, onde Moisés, retomando esta frase, que veio da boca de Deus, a insiste como um apelo para o exercício da clemência, embora teria sido singularmente impróprio se o sentido correto fosse aquele dado em a tradução em inglês. [JFU, aguardando revisão]

< Êxodo 34:6 Êxodo 34:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.