Ezequiel 10:1

Então olhei, e eis que sobre o firmamento que estava sobre a cabeça dos querubins, havia como uma pedra de safira, com a aparência de um trono, que apareceu sobre eles.

Comentário de A. R. Fausset

O trono de Jeová aparecendo no meio dos juízos implica que quaisquer agentes intermediários sejam empregados, Ele os controla, e que o todo flua como uma consequência necessária de Sua santidade essencial (Ezequiel 1:22,26).

querubins – em Ezequiel 1:5, chamados “criaturas viventes”. A repetição da visão implica que os julgamentos se aproximam cada vez mais. Essas duas visões da Deidade foram concedidas no início da carreira de Ezequiel, para qualificá-lo para testemunhar a glória de Deus em meio ao seu povo esquecido por Deus e para carimbar a verdade em seus anúncios; também para significar a remoção da manifestação de Deus do templo visível (Ezequiel 10:18) por um longo período (Ezequiel 43:2). A característica (Ezequiel 10:12) mencionada quanto aos querubins que eles eram “cheios de olhos”, embora omitidos na visão anterior, não é uma diferença, mas um detalhe mais específico observado por Ezequiel agora em uma inspeção mais próxima. Além disso, aqui, não há arco-íris (o símbolo da misericórdia após o dilúvio de ira) como no primeiro; pois aqui o julgamento é o pensamento proeminente, embora a marcação do remanescente em Ezequiel 9:4,6 mostre que havia misericórdia no fundo. Os querubins, talvez, representam a humanidade redimida, combinando em si as mais altas formas de vida de criaturas subordinadas (compare Romanos 8:20). Portanto, eles estão associados aos vinte e quatro anciãos e são distinguidos dos anjos (Apocalipse 5:1-14). Eles estão no propiciatório da arca e, naquele terreno, tornam-se a morada de Deus, da qual Sua glória deve brilhar sobre o mundo. As diferentes formas simbolizam as diferentes fases da Igreja. Assim, o quadriforme Evangelho, no qual o Salvador encarnado apresentou a revelação de Si mesmo em um aspecto quádruplo, e do qual Sua glória brilha no mundo cristão, responde ao trono emblemático do qual Ele brilhou na Igreja Judaica. [Fausset, aguardando revisão]

< Ezequiel 9:11 Ezequiel 10:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.